Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-25T20:28:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-25T20:28:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação ProfHistória - UEPG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642664 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo contribuir para a construção de um novo olhar sobre as Congadas da cidade da Lapa-PR, reconhecendo-as como parte integrante do Patrimônio Cultural lapeano. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica sobre história cultural, educação patrimonial e história oral para elaborar uma narrativa contando com relatos de moradores locais, de participantes da Congada e de pessoas ligadas direta ou indiretamente às congadas. Ao fazer isto proponho uma discussão sobre como a sociedade paranaense foi formada e quais elementos lhe são recorrentes. Faz-se um diálogo com fontes relacionadas à identidade com Stuart Hall e invenções de práticas e cotidianos com Hobsbawn, além de dialogar com Pollack sobre a seleção de memórias. Propõe-se também fazer um estudo sobre a sala de aula e como pode-se trabalhar as congadas em Ensino de História, a fim de ter uma educação patrimonial com maior ênfase no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Desconstruo elementos de patrimônios e dialogo com as normativas para a mudança do olhar referente a patrimônio imaterial, indo além da pedra e cal, assim como o uso da história oral para o ofício do historiador. Como resultado, proponho a produção de um roteiro alternativo para a visitação da cidade da Lapa, contendo novos olhares sobre elementos que hoje são “invisíveis” aos turistas, contribuindo para um novo olhar sobre as manifestações culturais presentes na cidade. Proponho também a elaboração de ebook, contendo além do roteiro alternativo, informações sobre as congadas e a cultura afro no estado do Paraná, tendo como finalidade subsidiar o trabalho dos professores no ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.47 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Congada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Cultural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lapa | pt_BR |
Título: dc.title | Entre o visível e o invisível: um estudo sobre as congadas da Lapa- PR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL- UM ESTUDO SOBRE AS CONGADAS DA LAPA.pdf | Dissertação ProfHistória | 1,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642664/1/ENTRE O VISÍVEL E O INVISÍVEL- UM ESTUDO SOBRE AS CONGADAS DA LAPA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: