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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | REGO DE QUEIROZ, DAGMA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO DOS SANTOS, FÁBIO ALEXANDRE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SARAIVA DANTAS, ALEKSANDRE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-25T20:07:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-25T20:07:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Concepções Divergentes: o Movimento Escola Sem Partido e as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book apresenta um apanhado histórico acerca do Movimento Escola Sem Partido (MESP), cujo material foi utilizado na aplicação do meu produto educacional, um curso de formação pedagógica para os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró - IFRN/MO. Este produto educacional é um requisito exigido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) que foi aplicado aos docentes do IFRN/MO, por intermédio de um curso de formação pedagógica. O PROFEPT é um mestrado profissional, ofertado em rede, cujo objetivo é proporcionar formação acadêmica em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e aos demais profissionais que se interessem pela temática. A formação, em nível de mestrado, tem como requisito (para a obtenção do título de mestre) a escrita de uma dissertação e a elaboração de um produto educacional (ou didático) que abordando a relação da educação profissional com o mundo do trabalho, objetivando a produção de conhecimentos e a formação continuada dos profissionais da RFEPCT. Por sua vez, a área de concentração do Profept é em Educação Profissional e Tecnológica – EPT, compreendendo processos educativos em espaços formais e não formais relacionados ao mundo do trabalho e à produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar, visando à integração dos campos do Trabalho, da Ciência, da Cultura e da Tecnologia. Compreende ainda os espaços educativos em suas dimensões de organização e implementação, com um enfoque de atuação visando a promover a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir a formação integral do estudante. O programa de mestrado em análise possui duas linhas de pesquisa: 1 – Práticas educativas em educação profissional e tecnológica; 2 - Organização e memórias de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica, sendo nesta primeira linha que nossa pesquisa e produto educacional estão inseridos . O e-book está dividida em três módulos, em consonância com o formato do Curso de Formação Pedagógica “Duelo de Concepções: o movimento Escola Sem Partido e as bases conceituais da Educação profissional e Tecnológica”. O primeiro módulo aborda a origem histórica e os conceitos defendidos pelo MESP. O segundo módulo, por sua vez, aborda os autores associados ao MESP, bem como os críticos do Movimento dentro do Brasil, mais especificamente o blog Professores Contra o Escola Sem Partido - PCESP. Por fim, no terceiro módulo, abordamos as bases conceituais da EPT, mais especificamente: a relação entre a politecnia e a omnilateralidade; a escola unitária e o trabalho como princípio educativo; a pedagogia histórico-crítica e a EPT. Nosso intuito, com este material digital, é subsidiar estudantes e demais pesquisadores que buscam informações concentradas acerca dessa temática. Como complemento ao texto, colocamos diversos vídeos e exercícios que ajudarão na compreensão do tema abordado. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento escola sem partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Concepções Divergentes: o Movimento Escola Sem Partido e as Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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dagma rego de queiroz 08.10.2021.pdf | 7.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642662/2/dagma rego de queiroz 08.10.2021.pdfDownload |
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