INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E À MODELAGEM DE NEGÓCIOS: uma abordagem para além do senso comum

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeodoro, Eduani de Cássia Souza Teodoro-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Rafael Felipe Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcusso, Marcus Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-25T17:49:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-25T17:49:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
identificador: dc.identifier.otherINTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E À MODELAGEM DE NEGÓCIOS: uma abordagem para além do senso comumpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642638-
Resumo: dc.description.abstractEste material apresenta o produto educacional “Introdução ao empreendedorismo e à modelagem de negócios: uma abordagem para além do senso comum”, o qual é fruto de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Trata-se de uma sequência didática organizada a partir dos princípios da pedagogia histórico-crítica aplicados à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). O propósito deste material é reunir e sistematizar conhecimentos sobre empreendedorismo e sobre modelagem de negócios de modo a instrumentalizar os estudantes da EPTNM para uma nova compreensão do fenômeno na sociedade. Do ponto de vista prático, também significa uma nova maneira de olhar para as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, fornecendo a esses recursos pedagógicos uma ressignificação no contexto da didática histórico-crítica. Com base nos estudos de Saviani (2013) e de Gasparin (2005)1, esta sequência didática foi organizada da seguinte forma: um debate inicial sobre empreendedorismo, no qual é apresentada uma interessante reportagem sobre o tema; problematizações, com apresentação de um estudo de caso; construção de saberes relacionados a atividade empreendedora e ao Quadro de Modelo de Negócio, ferramenta detalhadamente explicada neste material; atividades de revisão e de reflexão do conteúdo; discussões sobre a aplicação, no contexto social, do conhecimento adquirido; um recado final sobre dos autores e indicações de livros, de filmes e de séries que exploram a temática.O conteúdo deste material foi obtido a partir da cartilha “O quadro de modelo de negócios: um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios”, que foi elaborada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro em Pequenas Empresas (SEBRAE) em 2013. Outros textos e imagens que também integram este material, tais como a reportagem, indicações e representações de livros, de filmes e de séries, foram devidamente referenciados. Esse conjunto de materiais foi ajustado para ser adequadamente trabalhado na EPTNM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,83 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
Título: dc.titleINTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E À MODELAGEM DE NEGÓCIOS: uma abordagem para além do senso comumpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons