Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paes e Silva, Ivo José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-24T13:21:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-24T13:21:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | 01_Inovacao_Educacional_Paes e Silva_2017 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642616 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa buscou refletir sobre a questão da inovação educacional mais precisamente sobre a difusão das Tecnologias Educacionais produzidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Diversidades do IFPA Campus Belém. Partiu-se do entendimento da tecnologia como mediação, onde o progresso científico se faz acompanhado do desenvolvimento do homem e de seu papel no mundo, numa relação dialética entre homem e tecnologia no seu contexto social, na qual as relações entre justiça social e tecnologias educacionais, se manifestam dialogicamente, com efeitos inovadores e positivamente diferenciados, nas técnicas pedagógicas de qualquer nível de ensino. A metodologia utilizada configurou-se em uma pesquisa-ação, dentro da temática “Inovação Educacional: a difusão das tecnologias educacionais produzidas pelo NEAB do IFPA Campus Belém”, quanto a opção epistemológica ela foi Dialética, do ponto de vista de sua natureza ela foi desenvolvida de forma Aplicada, quanto à abordagem do problema ela foi Qualitativa, do ponto de vista dos objetivos ela foi Exploratória. Refletiu-se ainda sobre todo o processo de construção da Tecnologia Educacional até sua função final que é a de ser difundida no meio social para que venha a alcançar seu objetivo primaz de transformação, essa reflexão teve como base a fundamentação teórica que se baseou na revisão de textos, artigos, livros e todo material pertinente ao assunto estudado. A seleção das leituras deu-se baseada em autores chamados clássicos (autor/pesquisador de grande destaque na área estudada, já falecido), autores contemporâneos, que seriam autores/pesquisadores de grande destaque na área estudada, ainda em atividade e os pesquisadores novatos onde recorreu-se a seus artigos e/ou livros que tenham sido escritos relacionados ao tema abordado. Dentre os autores/pesquisadores estudados podemos destacar José Álvaro Pinto (2005), Dermeval Saviani (2003) e Helena Rocha (2014), respectivamente como clássico, contemporâneo e novato. Os achados da pesquisa mostraram que apesar de todo o esforço empregado e após os processos necessários empregados pelo NEAB do IFPA Campus Belém no cumprimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, percebe-se que a difusão das tecnologias educacionais produzidas ainda é deficiente ou inexistente. Ao final da pesquisa propõe-se ações possíveis na busca de criar habilidades de integração entre ensino-aprendizagem, desenvolver a produção acadêmica e o seu uso através de conceitos e técnicas, a fim de propor soluções criativas e participativas para demandas educacionais, culturais e outras propostas por educadores com a finalidade de atender os estudantes e suas necessidades, a partir da capacitação no manuseio e domínio das ferramentas para a construção de uma aprendizagem mediadora, na qual a Tecnologia Educacional se propõe, tão necessária e já tão presente no dia-a-dia, e que criará possibilidades para a produção de conhecimento, socialização e a desmistificação da relação dialógica professor-aluno, a qual irá se refletir em uma ação de estímulo e superação, além da produção do saber enriquecido e participativo dos diferentes pensamentos advindos desse processo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Difusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | NEAB | pt_BR |
Título: dc.title | INOVAÇÃO EDUCACIONAL: a difusão das tecnologias educacionais produzidas pelo NEAB do IFPA Campus Belém | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
01_Inovacao_Educacional_Paes e Silva_2017.pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642616/2/01_Inovacao_Educacional_Paes e Silva_2017.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons