Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barboza, Katiane Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-22T14:03:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-22T14:03:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_ProfEPT_Katiane_2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre as ações de pesquisa desenvolvidas por meio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC JR) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O objetivo geral consiste em investigar como ocorre o PIBIC JR nessa instituição, analisando a concepção de pesquisa que fundamenta essa prática, a fim de identificar elementos que possam subsidiar a reformulação do referido programa. Para tanto, são apresentados alguns aspectos do processo de constituição da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, com ênfase nos fundamentos da Política de PIBIC JR no país e com destaque para as práticas exitosas de ICJ, como forma de repensar o PIBIC JR no IF Baiano. Após essa contextualização necessária, são destacadas as potencialidades da Iniciação Científica Humanista, referenciada nesta dissertação como Iniciação Científica Ampliada (ICA), situando a ICJ numa perspectiva crítica de ciência e tecnologia no processo de formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI) e enfatizando a relevância da pesquisa como princípio educativo enquanto método formativo. Além disso, são analisadas, ainda, as diretrizes e concepções que orientam a criação dos Institutos Federais, desvelando as ações de pesquisa na centralidade da proposta político pedagógica dessa institucionalidade. Quanto ao aporte teórico que sustentou o delineamento desta pesquisa, foram considerados autores que tratam da Iniciação Científica Júnior, dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da vertente marxista da Educação, especificamente os da base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse percurso investigativo foi realizado por meio de uma abordagem crítico dialética, de natureza qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os procedimentos seguiram os moldes da análise documental dos dispositivos legais, normativos e regulatórios da prática do PIBIC JR no âmbito do IF Baiano. E a análise dos dados ancorou-se na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelaram a existência de lacunas na formação humanizadora, apontando implicitamente para a presença de uma prática de Iniciação Científica Reducionista perante a materialidade do PIBIC JR nessa instituição. Nesse sentido, foi elaborado, buscando o fortalecimento e/ou aperfeiçoamento das ações do PIBIC JR, o Documento Referencial: Orientações e Propostas para a Criação de um Programa Piloto de Bolsa de Iniciação Científica Júnior no IF Baiano – o PROPIBIC JR, produto final desta pesquisa, que enseja, para além da operacionalização do PROPIBIC JR como programa piloto, referenciar a criação de novas normas e ajustes na política de PIBIC JR na Instituição. Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Pesquisa. Iniciação Científica Júnior. PIBIC JR. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5.988 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação Científica Júnior | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBIC JR | - |
Título: dc.title | PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO IF BAIANO: CONCEPÇÕES E DIRETRIZES QUE ORIENTAM A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_ProfEPT_Katiane_2021.pdf | 5,99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642557/2/Dissertação_ProfEPT_Katiane_2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons