PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO IF BAIANO: CONCEPÇÕES E DIRETRIZES QUE ORIENTAM A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-
Autor(es): dc.contributor.authorBarboza, Katiane Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-22T14:03:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-22T14:03:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-22-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_ProfEPT_Katiane_2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642557-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre as ações de pesquisa desenvolvidas por meio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC JR) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O objetivo geral consiste em investigar como ocorre o PIBIC JR nessa instituição, analisando a concepção de pesquisa que fundamenta essa prática, a fim de identificar elementos que possam subsidiar a reformulação do referido programa. Para tanto, são apresentados alguns aspectos do processo de constituição da Iniciação Científica e da Iniciação Científica Júnior (ICJ) no Brasil, com ênfase nos fundamentos da Política de PIBIC JR no país e com destaque para as práticas exitosas de ICJ, como forma de repensar o PIBIC JR no IF Baiano. Após essa contextualização necessária, são destacadas as potencialidades da Iniciação Científica Humanista, referenciada nesta dissertação como Iniciação Científica Ampliada (ICA), situando a ICJ numa perspectiva crítica de ciência e tecnologia no processo de formação integral no Ensino Médio Integrado (EMI) e enfatizando a relevância da pesquisa como princípio educativo enquanto método formativo. Além disso, são analisadas, ainda, as diretrizes e concepções que orientam a criação dos Institutos Federais, desvelando as ações de pesquisa na centralidade da proposta político pedagógica dessa institucionalidade. Quanto ao aporte teórico que sustentou o delineamento desta pesquisa, foram considerados autores que tratam da Iniciação Científica Júnior, dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da vertente marxista da Educação, especificamente os da base conceitual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse percurso investigativo foi realizado por meio de uma abordagem crítico dialética, de natureza qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os procedimentos seguiram os moldes da análise documental dos dispositivos legais, normativos e regulatórios da prática do PIBIC JR no âmbito do IF Baiano. E a análise dos dados ancorou-se na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelaram a existência de lacunas na formação humanizadora, apontando implicitamente para a presença de uma prática de Iniciação Científica Reducionista perante a materialidade do PIBIC JR nessa instituição. Nesse sentido, foi elaborado, buscando o fortalecimento e/ou aperfeiçoamento das ações do PIBIC JR, o Documento Referencial: Orientações e Propostas para a Criação de um Programa Piloto de Bolsa de Iniciação Científica Júnior no IF Baiano – o PROPIBIC JR, produto final desta pesquisa, que enseja, para além da operacionalização do PROPIBIC JR como programa piloto, referenciar a criação de novas normas e ajustes na política de PIBIC JR na Instituição. Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Pesquisa. Iniciação Científica Júnior. PIBIC JR.-
Tamanho: dc.format.extent5.988 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação Científica Júnior-
Palavras-chave: dc.subjectPIBIC JR-
Título: dc.titlePROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO IF BAIANO: CONCEPÇÕES E DIRETRIZES QUE ORIENTAM A PRÁTICA DA PESQUISA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons