Jornal Scientific IFFar n. 3 JAN-JUL 2021

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPrado, Gustavo Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorLazzaretti, Débora-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, José Henrique Alvez de-
Autor(es): dc.contributor.authorDalla Valle, Morgana Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorCassiano, Lindsay de Ávila-
Autor(es): dc.contributor.authorKrohn, Jordane Saling-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Gabriela de Azevedo-
Autor(es): dc.contributor.authorBreunig, Eduardo Heusner-
Autor(es): dc.contributor.authorCarniel, Felipe-
Autor(es): dc.contributor.authorUlbriki, Gabrielle-
Autor(es): dc.contributor.authorCezar, Cintia de Quadros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-18T10:56:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-18T10:56:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-
identificador: dc.identifier.otherJornal Scientific IFFar n. 3 JAN-JUL 2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642387-
Resumo: dc.description.abstractO Jornal Scientific IFFar é um produto educacional desenvolvido a partir das aulas de Física dos cursos integrados do IFFar-FW. Tem como pressuposto teórico-metodológico o ensino pela pesquisa e a extensão pela divulgação dos trabalhos para escolas da região. Sua organização metodológica compõem-se por atividades práticas de pesquisa de diversas naturezas (levantamento de dados em bases científicas; cruzamento de dados; teste de hipóteses; pesquisa de campo; entrevistas; checagem de informações; elaboração de relatórios; questionários estruturados, semi-estruturados, abertos e outros, objetivando levar os alunos à percepção da Ciência como uma atividade social e tecnológica na qual estamos, a todo momento, imbricados. A divulgação científica por meio do Jornal Scientific IFFar se constitui também como forma de incentivo à alfabetização científica e à participação democrática das pessoas na tomada de decisão em assuntos particularmente conexos ao cotidiano, a exemplo das discussões atuais sobre o uso de agrotóxicos e inseticidas, do aquecimento global, dos questionamentos quanto ao uso de vacinas e do crescimento de questionamentos reificados quanto à importância da Ciência, dos dados científicos e de métodos científicos. Esperamos que nossa produção possa mostrar para a sociedade algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no IFFar, campus Frederico Westphalen, atuar na melhoria da qualidade da Educação (especialmente no Ensino de Ciências) e na difusão do conhecimento e cultura científica, auxiliando escolas da região no despertar de novos talentos para as carreiras científicas no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2048 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJornal Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurricularização da extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurricularização da pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Freinetpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Farroupilhapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleJornal Scientific IFFar n. 3 JAN-JUL 2021pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseTécnico Integrado em Agropecuária, Informática e Administraçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons