ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE PALHOÇA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorSchmidt, Ricardo Lorenzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-15T22:46:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-15T22:46:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherRICARDOLORENZOSCHMIDTPROFHISTÓRIAUFSCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642317-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a utilização do audiovisual no ensino de História. O objetivo da pesquisa foi discutir com alguns colegas de profissão as formas de uso dessa linguagem, privilegiando a ideia de alfabetização audiovisual dentro de perspectivas teóricas ligadas aos estudos culturais. dialogando com Henry Giroux, com as discussões sobre Pedagogia Crítica e de um intelectual transformador, Jörn Rüsen e Douglas Kellner, abordando a mídia e a cultura. Me utilizei, também, das obras do educador brasileiro Paulo Freire, sendo este um importante parceiro no debate, pois seus apontamentos sobre opressão, educação e libertação são fundamentais para uma discussão profícua, especialmente na área da educação. Metodologicamente, o estudo se constituiu como uma pesquisa com abordagem qualitativa associada aos elementos da pesquisa exploratória e da técnica de grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram professores da Rede Municipal de Educação da cidade de Palhoça, Santa Catarina. A utilização de materiais audiovisuais no ensino de História não é uma prática recente, mas a seleção de recursos que fomentam o pensamento crítico deve ser entendida como prioridade. Materiais fílmicos como “Cara ou coroa” e “O Que É isso Companheiro?” são potencialmente estimuladores da reflexão rumo à autonomia e à liberdade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Alfabetização Audiovisual; Ensino de História; Cultura da Mídia.pt_BR
Título: dc.titleALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE PALHOÇApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons