Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Schmidt, Ricardo Lorenzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T22:46:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T22:46:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | RICARDOLORENZOSCHMIDTPROFHISTÓRIAUFSC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642317 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho versa sobre a utilização do audiovisual no ensino de História. O objetivo da pesquisa foi discutir com alguns colegas de profissão as formas de uso dessa linguagem, privilegiando a ideia de alfabetização audiovisual dentro de perspectivas teóricas ligadas aos estudos culturais. dialogando com Henry Giroux, com as discussões sobre Pedagogia Crítica e de um intelectual transformador, Jörn Rüsen e Douglas Kellner, abordando a mídia e a cultura. Me utilizei, também, das obras do educador brasileiro Paulo Freire, sendo este um importante parceiro no debate, pois seus apontamentos sobre opressão, educação e libertação são fundamentais para uma discussão profícua, especialmente na área da educação. Metodologicamente, o estudo se constituiu como uma pesquisa com abordagem qualitativa associada aos elementos da pesquisa exploratória e da técnica de grupo focal. Os sujeitos da pesquisa foram professores da Rede Municipal de Educação da cidade de Palhoça, Santa Catarina. A utilização de materiais audiovisuais no ensino de História não é uma prática recente, mas a seleção de recursos que fomentam o pensamento crítico deve ser entendida como prioridade. Materiais fílmicos como “Cara ou coroa” e “O Que É isso Companheiro?” são potencialmente estimuladores da reflexão rumo à autonomia e à liberdade. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Alfabetização Audiovisual; Ensino de História; Cultura da Mídia. | pt_BR |
Título: dc.title | ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA OFICINA PARA PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE PALHOÇA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RICARDOLORENZOSCHMIDTPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642317/2/RICARDOLORENZOSCHMIDTPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons