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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardozo, Mariana Jucá de Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T22:14:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T22:14:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIANAJUCADEMELLOCARDOZOPROFHISTÓRIAUFSC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642316 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação trata sobre educação para as relações étnico-raciais no ensino de História em diálogo com a Literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano da Escola Estadual de Educação Básica Porto do Rio Tavares, localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a partir da seguinte pergunta: como promover uma educação para as relações étnico-raciais uma educação antirracista nas aulas de História, em diálogo com a Literatura? O planejamento das aulas foi marcado pela triangulação entre as relações étnico raciais e pelos processos históricos que estão ligados a demandas do presente e à obra literária O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi. As biografias narradas no romance de Yaa Gyasi reverberam as milhares de histórias pessoais da diáspora africana. Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilma Lino Gomes (2017), sobre educação antirracista; Ana Maria Monteiro (2007), (2011) e Hebe Mattos (2003), para pensar o campo do Ensino de História; Jorge Larrosa (2018), (2019) e Karen Rechia (2019), que foram inspirações para refletir acerca do ofício do professor; O percurso teórico-metodológico da pesquisa encontrou sustentação teórica na interlocução com os estudos de Ana Zavala (2008), (2015) sobre a singularidade da análise da prática de ensino de História quando realizada pela própria professora. Seus estudos ajudam a refletir sobre a forma de compreender e investigar a nossa prática docente, dando sentido à atuação em sala de aula. A dimensão propositiva recebeu o nome de Trilhas de Estudo, as quais expressam o percurso desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas que foram criadas, a fim de inspirar possibilidades de produções e práticas nas aulas de História. Com essa pesquisa foi possível concluir que para promover as relações étnico-raciais é necessário, primeiramente, sensibilizar os estudantes para essa questão. Para isso, a literatura é um caminho potente para educar e educar-se nas relações étnico-raciais, pois formar-se professora implica um intenso movimento de reflexão sobre o que é feito em sala de aula. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Relações étnico-raciais; Literatura; | pt_BR |
Título: dc.title | O CAMINHO DE CASA: ENSINAR HISTÓRIA COM A LITERATURA E EDUCAR-SE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MARIANAJUCADEMELLOCARDOZOPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642316/2/MARIANAJUCADEMELLOCARDOZOPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
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