O CAMINHO DE CASA: ENSINAR HISTÓRIA COM A LITERATURA E EDUCAR-SE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCardozo, Mariana Jucá de Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-15T22:14:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-15T22:14:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherMARIANAJUCADEMELLOCARDOZOPROFHISTÓRIAUFSCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642316-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação trata sobre educação para as relações étnico-raciais no ensino de História em diálogo com a Literatura. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano da Escola Estadual de Educação Básica Porto do Rio Tavares, localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a partir da seguinte pergunta: como promover uma educação para as relações étnico-raciais  uma educação antirracista  nas aulas de História, em diálogo com a Literatura? O planejamento das aulas foi marcado pela triangulação entre as relações étnico raciais e pelos processos históricos que estão ligados a demandas do presente e à obra literária O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi. As biografias narradas no romance de Yaa Gyasi reverberam as milhares de histórias pessoais da diáspora africana. Os referenciais teóricos utilizados foram: Nilma Lino Gomes (2017), sobre educação antirracista; Ana Maria Monteiro (2007), (2011) e Hebe Mattos (2003), para pensar o campo do Ensino de História; Jorge Larrosa (2018), (2019) e Karen Rechia (2019), que foram inspirações para refletir acerca do ofício do professor; O percurso teórico-metodológico da pesquisa encontrou sustentação teórica na interlocução com os estudos de Ana Zavala (2008), (2015) sobre a singularidade da análise da prática de ensino de História quando realizada pela própria professora. Seus estudos ajudam a refletir sobre a forma de compreender e investigar a nossa prática docente, dando sentido à atuação em sala de aula. A dimensão propositiva recebeu o nome de Trilhas de Estudo, as quais expressam o percurso desenvolvido a partir de estratégias pedagógicas que foram criadas, a fim de inspirar possibilidades de produções e práticas nas aulas de História. Com essa pesquisa foi possível concluir que para promover as relações étnico-raciais é necessário, primeiramente, sensibilizar os estudantes para essa questão. Para isso, a literatura é um caminho potente para educar e educar-se nas relações étnico-raciais, pois formar-se professora implica um intenso movimento de reflexão sobre o que é feito em sala de aula.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Relações étnico-raciais; Literatura;pt_BR
Título: dc.titleO CAMINHO DE CASA: ENSINAR HISTÓRIA COM A LITERATURA E EDUCAR-SE NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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