Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Acordi, Daniela Karine dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T22:38:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T22:38:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | DANIELAKARINEDOSSANTOSACORDI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642302 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo estudar a Casa do Agente Ferroviário de Estação Cocal, identificando-a como patrimônio cultural do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça SC. O trabalho tem como base narrativas orais de moradores da comunidade que conviveram com o trem de passageiros, com os agentes ferroviários, suas famílias que moravam na Casa e com a estação ferroviária que ali havia. Dialoga com moradores que buscaram ou buscam, de alguma forma, por meio de ações comunitárias ou com auxílio da legislação municipal, preservar a memória ferroviária de Estação Cocal e a história local, mediante a revitalização desse “centro histórico” de Estação Cocal, ao promoverem o uso da Casa para exposições e festividades locais, além da ressignificação com o trabalho das Crocheteiras. A partir dessas narrativas orais se delineou um projeto/roteiro de Educação para o Patrimônio que poderá ser desenvolvido com turmas da Escola de Educação Básica Vitório Búrigo. Percebi que, mesmo com a proximidade física entre essa escola e a Casa, havia um desconhecimento da história local e, portanto, problematizei a invisibilidade da Casa do Agente Ferroviário como patrimônio da comunidade. Qual a importância desse patrimônio para a formação e desenvolvimento de Estação Cocal? Quais as relações construídas entre a escola Vitório Búrigo, a Casa do Agente Ferroviário e a dinâmica da ferrovia? Qual o significado para os estudantes da Casa do Agente Ferroviário, da ferrovia e de o trem passar todos os dias, tão próximo à escola? Por que houve um apagamento da história da ferrovia? O que se pretendeu preservar com a manutenção da Casa do Agente? A pesquisa se embasou na experiência de um projeto-piloto desenvolvido pela pesquisadora/professora no ano 2019 com duas turmas de nono ano e um terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Vitório Búrigo, junto de fontes bibliográficas e documentais, incluindo as narrativas orais apresentadas no formato de mônadas, a partir do diálogo com Walter Benjamin. Teoricamente me pautei em autores de inspiração decolonial a fim de incitar um olhar crítico em relação ao estudo do patrimônio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Casa do Agente Ferroviário; Ensino de História; Educação para o Patrimônio; Memórias; Mônadas; Decolonialidade. | pt_BR |
Título: dc.title | A CASA DO AGENTE FERROVIÁRIO DE ESTAÇÃO COCAL: MEMÓRIAS, EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO E O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DANIELAKARINEDOSSANTOSACORDI.pdf | 8,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642302/2/DANIELAKARINEDOSSANTOSACORDI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons