Educação ambiental crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFontes, Shauanda-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-15T17:22:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-15T17:22:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-15-
identificador: dc.identifier.otherEducação ambiental crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642297-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional está vinculado à dissertação Educação Ambiental Crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidos aplicada no curso técnico subsequente em saneamento do IFRN/Mossoró, e também é fruto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Esse material se trata de uma intervenção pedagógica que discute a temática dos resíduos sólidos urbanos à luz da Educação Ambiental Crítica, perspectiva da Educação Ambiental que mais se aproxima das bases da Educação Profissional e Tecnológica, pois ambas prezam pela autonomia do estudante, pelo fortalecimento da percepção crítica do discente, estão alicerçadas nos pilares da ciência e também da cultura e valorizam a formação dos indivíduos em termos de cidadania. Essa intervenção pedagógica foi aplicada aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento, na forma subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. A intervenção ocorreu de maneira remota, no âmbito da disciplina de Saúde Ambiental, e contou a participação de 17 pessoas. A aplicação aconteceu em um período de 15 horas, sendo que a metade desse tempo foi direcionado para as atividades assíncronas e a outra metade foi destinada aos encontros síncronos. Esse material é direcionado a todos os professores que pretendem trabalhar com a temática dos resíduos sólidos urbanos sob o viés crítico, especialmente com os discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Embora essa intervenção tenha sido aplicada no curso de Saneamento, ela pode servir como inspiração para a produção e aplicação de novas pesquisas no âmbito de outras disciplinas e de outros cursos, tendo em vista que a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos Urbanos não se tratam de disciplinas, mas sim de uma abordagem e de uma temática transversal, respectivamente, que podem ser utilizadas nas mais diversas matérias e modalidades do ensino formal de Educação. Essas possibilidades permitem que os professores possam construir conhecimentos ao lado dos seus alunos, e contribuir com o processo de emancipação desses sujeitos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResíduos Sólidos Urbanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
Título: dc.titleEducação ambiental crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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