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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fontes, Shauanda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T17:22:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T17:22:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação ambiental crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional está vinculado à dissertação Educação Ambiental Crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidos aplicada no curso técnico subsequente em saneamento do IFRN/Mossoró, e também é fruto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Esse material se trata de uma intervenção pedagógica que discute a temática dos resíduos sólidos urbanos à luz da Educação Ambiental Crítica, perspectiva da Educação Ambiental que mais se aproxima das bases da Educação Profissional e Tecnológica, pois ambas prezam pela autonomia do estudante, pelo fortalecimento da percepção crítica do discente, estão alicerçadas nos pilares da ciência e também da cultura e valorizam a formação dos indivíduos em termos de cidadania. Essa intervenção pedagógica foi aplicada aos alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saneamento, na forma subsequente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró. A intervenção ocorreu de maneira remota, no âmbito da disciplina de Saúde Ambiental, e contou a participação de 17 pessoas. A aplicação aconteceu em um período de 15 horas, sendo que a metade desse tempo foi direcionado para as atividades assíncronas e a outra metade foi destinada aos encontros síncronos. Esse material é direcionado a todos os professores que pretendem trabalhar com a temática dos resíduos sólidos urbanos sob o viés crítico, especialmente com os discentes da Educação Profissional e Tecnológica. Embora essa intervenção tenha sido aplicada no curso de Saneamento, ela pode servir como inspiração para a produção e aplicação de novas pesquisas no âmbito de outras disciplinas e de outros cursos, tendo em vista que a Educação Ambiental e os Resíduos Sólidos Urbanos não se tratam de disciplinas, mas sim de uma abordagem e de uma temática transversal, respectivamente, que podem ser utilizadas nas mais diversas matérias e modalidades do ensino formal de Educação. Essas possibilidades permitem que os professores possam construir conhecimentos ao lado dos seus alunos, e contribuir com o processo de emancipação desses sujeitos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos Sólidos Urbanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Educação ambiental crítica: uma proposta pedagógica sobre resíduos sólidos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - Shauanda Stefhanny Leal Gadêlha Fontes.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642297/2/Produto Educacional - Shauanda Stefhanny Leal Gadêlha Fontes.pdfDownload |
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