FORMAÇÃO TÉCNICA E TECNOLOGIAS SOCIAIS: AÇÕES DIALÓGICAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO E A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA FAZENDA GUERREIRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Adilton Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-15T13:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-15T13:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_ProfEPT_Adilton Silva Gomespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642277-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa pretendeu compreender como a experiência da mediação entre os(as) estudantes do ensino médio integrado do IFBA-SF e a Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Guerreiro pôde gerar novos conhecimentos e como essa experiência colaborou para o atendimento das demandas tecnológicas dos(as) associados(as) e contribuiu para formação do estudante, na perspectiva da utilização de tecnologias sociais. Para isto, utilizei a pesquisa-ação como processo metodológico. Como costura teórica, esta pesquisa teve como inspiração o método filosófico fenomenológico. A pesquisa foi realizada com associados(as) da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Guerreiro, localizada a doze quilômetros da cidade de Simões Filho, e com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFBA-SF. O fio condutor da pesquisa foi a criação de uma tecnologia social. A partir desta experiência, apresentamos como produto educacional uma cartilha intitulada Vamos fazer extensão?, com o objetivo de estimular os(as) estudantes e os(as) servidores(as) a fazerem extensão. A cartilha traz uma sistematização de todo processo de pesquisa-ação desenvolvida com os(as) participantes. A estratégia metodológica construída a partir da relação dialógica com a comunidade rural, possibilitou a construção de novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, permitiu a problematização da formação do estudante do Ensino Médio Integrado da Instituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,69MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaberespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemandas Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTécnicapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO TÉCNICA E TECNOLOGIAS SOCIAIS: AÇÕES DIALÓGICAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO E A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA FAZENDA GUERREIROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons