Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Adilton Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T13:41:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T13:41:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_ProfEPT_Adilton Silva Gomes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa pretendeu compreender como a experiência da mediação entre os(as) estudantes do ensino médio integrado do IFBA-SF e a Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Guerreiro pôde gerar novos conhecimentos e como essa experiência colaborou para o atendimento das demandas tecnológicas dos(as) associados(as) e contribuiu para formação do estudante, na perspectiva da utilização de tecnologias sociais. Para isto, utilizei a pesquisa-ação como processo metodológico. Como costura teórica, esta pesquisa teve como inspiração o método filosófico fenomenológico. A pesquisa foi realizada com associados(as) da Associação de Produtores Rurais da Fazenda Guerreiro, localizada a doze quilômetros da cidade de Simões Filho, e com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFBA-SF. O fio condutor da pesquisa foi a criação de uma tecnologia social. A partir desta experiência, apresentamos como produto educacional uma cartilha intitulada Vamos fazer extensão?, com o objetivo de estimular os(as) estudantes e os(as) servidores(as) a fazerem extensão. A cartilha traz uma sistematização de todo processo de pesquisa-ação desenvolvida com os(as) participantes. A estratégia metodológica construída a partir da relação dialógica com a comunidade rural, possibilitou a construção de novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, permitiu a problematização da formação do estudante do Ensino Médio Integrado da Instituição. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,69MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Demandas Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Técnica | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO TÉCNICA E TECNOLOGIAS SOCIAIS: AÇÕES DIALÓGICAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA CAMPUS SIMÕES FILHO E A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DA FAZENDA GUERREIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de pesquisa orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO DE ADILTON_FINALIZADA 01-10-21.pdf | Dissertação_Adilton Silva Gomes | 6,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642277/2/DISSERTAÇÃO DE ADILTON_FINALIZADA 01-10-21.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons