ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFURB - Universidade Regional de Blumenaupt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSlomp, Edesio Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorSchuhmacher, Elcio-
Autor(es): dc.contributor.authorSchuhmacher, Vera Rejane Niedsberg-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-15T02:07:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-15T02:07:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.other7#1 Final 14-10-21 Produto Educacional Edesiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642256-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional faz parte da dissertação “CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E DA LÓGICA EM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS”, que tem como objetivo geral desenvolver estratégias para o professor utilizar no desenvolvimento do raciocínio e da lógica computacional para estudantes do ensino fundamental – anos iniciais utilizando o Pensamento Computacional. O material aqui apresentado faz parte de um e-book que contém dois cadernos: o Caderno do Professor e o Caderno do Estudante. O Caderno do Professor apresenta uma proposta com a inserção de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo pesquisador juntamente com seus orientadores e com as professoras integrantes de um grupo focal, o qual apresenta uma sequência didática/metodologia que foi desenvolvida, analisada e validada por meio de estudo de aula. Então, a partir do tema “Ecologia”, são propostas atividades práticas e dinâmicas envolvendo as habilidades do Pensamento Computacional, que se apresenta como um ferramental relevante e atraente, pois estimula o pensamento lógico, o reconhecimento de padrões, a decomposição e a abstração de problemas. O Caderno do Estudante contempla os diversos modelos das atividades elaboradas e construídas para serem usadas no contexto da sala de aula, onde, em cada atividade, considera-se as habilidades do Pensamento Computacional, apoiando os alunos em um aprendizado efetivo, raciocinando e resolvendo problemas. Professor, espera-se que esses dois cadernos sirvam para implementação de suas futuras práticas pedagógicas, contribuindo para um percurso de ensino mais atrativo, dinâmico e para uma aprendizagem interdisciplinar mais significativa.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias colaborativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLógica Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de aulapt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons