Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FURB - Universidade Regional de Blumenau | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Slomp, Edesio Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schuhmacher, Elcio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schuhmacher, Vera Rejane Niedsberg | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-15T02:07:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-15T02:07:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | 7#1 Final 14-10-21 Produto Educacional Edesio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional faz parte da dissertação “CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA A PRÁTICA DOCENTE NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO E DA LÓGICA EM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS”, que tem como objetivo geral desenvolver estratégias para o professor utilizar no desenvolvimento do raciocínio e da lógica computacional para estudantes do ensino fundamental – anos iniciais utilizando o Pensamento Computacional. O material aqui apresentado faz parte de um e-book que contém dois cadernos: o Caderno do Professor e o Caderno do Estudante. O Caderno do Professor apresenta uma proposta com a inserção de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo pesquisador juntamente com seus orientadores e com as professoras integrantes de um grupo focal, o qual apresenta uma sequência didática/metodologia que foi desenvolvida, analisada e validada por meio de estudo de aula. Então, a partir do tema “Ecologia”, são propostas atividades práticas e dinâmicas envolvendo as habilidades do Pensamento Computacional, que se apresenta como um ferramental relevante e atraente, pois estimula o pensamento lógico, o reconhecimento de padrões, a decomposição e a abstração de problemas. O Caderno do Estudante contempla os diversos modelos das atividades elaboradas e construídas para serem usadas no contexto da sala de aula, onde, em cada atividade, considera-se as habilidades do Pensamento Computacional, apoiando os alunos em um aprendizado efetivo, raciocinando e resolvendo problemas. Professor, espera-se que esses dois cadernos sirvam para implementação de suas futuras práticas pedagógicas, contribuindo para um percurso de ensino mais atrativo, dinâmico e para uma aprendizagem interdisciplinar mais significativa. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias colaborativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de aula | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA UTILIZANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mídias e Tecnologias em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
7#1 Final 14-10-21 Produto Educacional Edesio.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642256/2/7#1 Final 14-10-21 Produto Educacional Edesio.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons