Educação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, Richarles de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorLOBÃO, Mário Sérgio Pedroza-
Autor(es): dc.contributor.authorFREITAS, Renata Gomes de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-14T20:15:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-14T20:15:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
identificador: dc.identifier.otherEducação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freirianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642243-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi desenvolvido a partir da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizada no âmbito do Instituto Federal Acre (IFAC), intitulada “A educação financeira no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na Abordagem Temática Freiriana”. O estudo contou com a participação de estudantes, respectivos pais/responsáveis, bem como dos docentes da turma única de 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Campus Sena Madureira/IFAC, a partir do qual foi possível constituir um programa de conteúdos envolvendo as múltiplas áreas dentre as disciplinas escolares. As orientações deste guia, dispostas em forma de relato de experiência e validadas pelos docentes participantes do estudo, foram organizadas com o objetivo de apoiar a educação financeira transversal no currículo do Ensino Médio Integrado (EMI), utilizando como aspecto procedimental a metodologia de Abordagem Temática Freiriana, cujo propósito fundamental é a obtenção de temas geradores, que devem ser adotados pelas diversas disciplinas presentes no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Lança mão, portanto, da educação dialógica de Paulo Freire (1987), que parte da análise crítica das falas dos estudantes para a organização dos conteúdos programáticos de ensino, obtidos com base nas adversidades consideradas intransponíveis na vida dos estudantes. Com efeito, busca colaborar com uma educação financeira crítica, baseada no atendimento das necessidades de aprendizagem expressas nas falas e no contexto das situações sociais e econômicas vividas pelos estudantes, presentes nos Temas Geradores, ora investigados ao longo das etapas que integram a dinâmica de Abordagem Temática Freiriana. A fim de constituir um percurso mais leve de leitura, o presente guia encontra-se estruturado a partir de uma breve introdução sobre os fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e educação financeira, em seguida procedendo às etapas da Abordagem Temática Freiriana e à investigação dos temas geradores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25.788 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePortable Document Format (PDF)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Temática Freirianapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado. Transversalidade. Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransversalidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleEducação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freirianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Financeirapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Produto_versao_Defesa_final_POS_BANCA_13-10-2021.pdfEducação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana25,78 MBAdobe PDF/bitstream/capes/642243/2/Produto_versao_Defesa_final_POS_BANCA_13-10-2021.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons