Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, Richarles de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LOBÃO, Mário Sérgio Pedroza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREITAS, Renata Gomes de Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-14T20:15:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-14T20:15:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/642243 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi desenvolvido a partir da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizada no âmbito do Instituto Federal Acre (IFAC), intitulada “A educação financeira no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na Abordagem Temática Freiriana”. O estudo contou com a participação de estudantes, respectivos pais/responsáveis, bem como dos docentes da turma única de 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática do Campus Sena Madureira/IFAC, a partir do qual foi possível constituir um programa de conteúdos envolvendo as múltiplas áreas dentre as disciplinas escolares. As orientações deste guia, dispostas em forma de relato de experiência e validadas pelos docentes participantes do estudo, foram organizadas com o objetivo de apoiar a educação financeira transversal no currículo do Ensino Médio Integrado (EMI), utilizando como aspecto procedimental a metodologia de Abordagem Temática Freiriana, cujo propósito fundamental é a obtenção de temas geradores, que devem ser adotados pelas diversas disciplinas presentes no currículo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Lança mão, portanto, da educação dialógica de Paulo Freire (1987), que parte da análise crítica das falas dos estudantes para a organização dos conteúdos programáticos de ensino, obtidos com base nas adversidades consideradas intransponíveis na vida dos estudantes. Com efeito, busca colaborar com uma educação financeira crítica, baseada no atendimento das necessidades de aprendizagem expressas nas falas e no contexto das situações sociais e econômicas vividas pelos estudantes, presentes nos Temas Geradores, ora investigados ao longo das etapas que integram a dinâmica de Abordagem Temática Freiriana. A fim de constituir um percurso mais leve de leitura, o presente guia encontra-se estruturado a partir de uma breve introdução sobre os fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e educação financeira, em seguida procedendo às etapas da Abordagem Temática Freiriana e à investigação dos temas geradores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25.788 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Portable Document Format (PDF) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Temática Freiriana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado. Transversalidade. Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transversalidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Educação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Financeira | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_versao_Defesa_final_POS_BANCA_13-10-2021.pdf | Educação financeira: orientações para o ensino transversal no currículo do Ensino Médio Integrado, via Abordagem Temática Freiriana | 25,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/642243/2/Produto_versao_Defesa_final_POS_BANCA_13-10-2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons