
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Joseane da Conceição Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-11T19:52:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-11T19:52:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A gente não encontra tudo aqui_Dissertação_Costa_Joseane da Conceição Pereira | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603921 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação no/do Ensino Médio Integrado (EMI) a partir das experiências de seis estudantes egressos/as do IF Baiano campus Catu. O estudo buscou descrever os sentidos que os/as estudantes egressos/as do EMI atribuem à sua formação vivenciada na Educação Profissional e Tecnológica a partir da dimensão trabalho e perceber como se manifestam os possíveis contributos da formação no percurso deles/as pós-Ensino Médio Integrado. Metodologicamente, adotamos a perspectiva fenomenológica para fins de captação dos sentidos das coisas, tendo sido observado, como experiências pré-predicativas, o que vem sendo concebido como política de formação no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio e do Ensino Médio Integrado. Dentre os procedimentos, dispusemos o problema da pesquisa em epoché, que consistiu em: Como se apresentam as experiências formativas do/a estudante egresso/a do IF Baiano campus Catu na relação que se estabelece com o EMI? Em seguida, utilizamos a técnica snowball para acesso aos/às participantes, considerando o limite de seis egressos/as no universo de estudantes que concluíram o EMI no IF Baiano campus Catu; realizamos a entrevista narrativa com os/as seis participantes cujos processos formativos ocorreram entre 2011 e 2016; e a partir de um processo noético-noemático, construímos as unidades de sentido para chegarmos às essências que caracterizam o fenômeno. Com isto, desenvolvemos intenções categoriais visando à compreensão do fenômeno, etapa em que, então, nos aproximamos de questões teóricas. Ao articular a formação geral e a formação técnica, o Ensino Médio Integrado tem sido defendido como uma luta política na contemporaneidade para a superação da dualidade do sistema escolar em direção a uma educação emancipadora. Essa compreensão, na prática, passa necessariamente pelas experiências no campo do contraditório e da integração, articuladas ao trabalho como produção da existência. Produzimos, a partir das narrativas dos/as egressos/as, um filme documentário que se configurou como uma experiência que possibilita provocar outras experiências aos/às estudantes em curso no Ensino Médio Integrado, à comunidade lócus da pesquisa e, por extensão, à classe trabalhadora, intencionando sua própria ressignificação sobre sua educação-formação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5.525kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filme documentário | pt_BR |
| Título: dc.title | “A GENTE NÃO ENCONTRA TUDO AQUI”: FORMAÇÃO, TRABALHO E EXPERIÊNCIA A PARTIR DE EGRESSOS/AS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF BAIANO CAMPUS CATU | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT (Mestrado) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons