OFICINAS DE ARTE: Estudo e reflexões sobre o ensino de arte na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, DILMA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorMURCE FILHO, NEWTON FREIRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-11T15:29:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-11T15:29:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-11-
identificador: dc.identifier.otherOficinas de Ate_Estudo e reflexões sobre o ensino de arte na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603919-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado Oficinas de Arte: estudo e reflexões sobre o ensino de arte na educação básica é resultado de atividades da pesquisa de mestrado profissional em Ensino na Educação Básica, realizada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). A nossa investigação ocorreu nos anos de 2019 a 2021, resultando na dissertação, cujo título é: Reflexões teórico-práticas sobre o ensino de arte na educação básica: um estudo na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. A escolha do tema da pesquisa foi motivada por nossa inquietação, como profissional da área, diante dos desafios da educação, especificamente com a formação docente e em relação às concepções que perpassam o ensino de arte na escola. Realizamos as oficinas, com o objetivo de desenvolver estudo e reflexões relacionadas às concepções teórico-práticas sobre o ensino de arte, por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Essas oficinas constituíram o produto educacional da pesquisa. A nossa proposta inicial do produto educacional consistia na produção de um documentário em vídeo, curta-metragem, com o resultado da experiência de estudo e reflexão realizada com os professores por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Porém, diante da impossibilidade de realizarmos as gravações de forma presencial, em decorrência da pandemia da Covid 19, e pelo fato de que o resultado das gravações em vídeo, das atividades realizadas com os professores por webconferência, não ter ficado com boa qualidade, optamos por apresentar as oficinas. Compreendemos que as oficinas constituem o produto educacional da nossa investigação porque foram vivenciadas em situação real, com os participantes da pesquisa, por meio do GT, como uma experiência de formação continuada de professores. De acordo com a Resolução do PPGEEB/CEPAE Nº 001/2019, sobre os produtos educacionais, as oficinas estão inseridas na categoria de cursos de curta duração. Estabelecemos as oficinas, como produto educacional, porque constituíram atividades de estudo e reflexões, em que os docentes puderam participar ativamente, de forma colaborativa, para ampliar o conhecimento e fortalecer as suas práticas pedagógicas. As atividades das oficinas foram desenvolvidas com dezessete professores, habilitados em arte e não habilitados, que dão aulas de arte na rede pública estadual de educação básica, em municípios que compõem o polo do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Cuiabá, Mato Grosso. Adotamos a metodologia da pesquisa-ação, numa perspectiva participativa e colaborativa, a fim de ampliar o conhecimento dos participantes sobre o ensino de arte e de potencializar as suas práticas pedagógicas, conforme propõe Thiollent (2011). Fundamentamos o estudo no GT em autores como: Barbosa (1998); Larrosa (2002); Brazil e Marques (2014); Araújo (2018) e em documentos oficiais como a BNCC (2017) e o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso-DRC/ MT (2018). Realizamos quatro oficinas de 6 horas cada uma, totalizando uma carga horária de 24 horas. Houve 4 encontros com o grupo, por webconferência, com periodicidade semanal e duração de 2 horas cada um, para estudo, reflexão e troca de experiências com os participantes da pesquisa; além disso, os professores participantes tiveram 4 horas semanais para estudos individuais, responder aos questionários e elaborar atividades pedagógicas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, dos registros escritos em um diário de campo, dos questionários, inicial e final e das gravações em vídeo das oficinas e das entrevistas. Apresentamos as concepções teórico-práticas sobre o ensino de arte, identificadas nas falas dos professores, e as experiências de estudo e reflexão realizadas em forma de oficinas, por meio de um GT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent442KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Arte; Educação Básica; Formação de Professores.pt_BR
Título: dc.titleOFICINAS DE ARTE: Estudo e reflexões sobre o ensino de arte na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineArtept_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons