Vamos refletir sobre o bullying? Por uma cultura de respeito ao diferente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Nara de Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Jr., José Espínola-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-10T21:44:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-10T21:44:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático: Vamos refletir sobre o bullying? Por uma cultura de respeito ao diferentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603899-
Resumo: dc.description.abstractA escola é um importante espaço de formação e socialização do indivíduo. Através da interação social o aluno produz conhecimentos e se apropria deles, assim como desenvolve a consciência de si, do outro e do mundo. O bullying, frequentemente presente no ambiente escolar, insere-se como elemento deletério das relações sociais no espaço escolar, prejudicando o processo de formação dos sujeitos. Os impactos negativos ocasionados por esse comportamento agressivo impõem à escola a necessidade de desenvolver ações educativas, com o intuito de combater e prevenir esse tipo de violência e resguardar o bem estar e o bom desenvolvimento de seus alunos. Nesse sentido, o Guia Didático: Vamos refletir sobre o bullying? – Por uma cultura de respeito ao diferente – propõe uma série de atividades, dispostas em uma sequência didática, que busca estimular, aprofundar e enriquecer o debate entre os discentes sobre o tema em questão. O objetivo da proposta de ensino é motivar a reflexão crítica sobre as questões que envolvem os fatores que subjazem as ações de intimidação sistemática, de maneira que, por meio da conscientização e da sensibilização, se possa possibilitar a ocorrência de uma mudança de comportamento. O guia é produto da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, intitulada Bullying no espaço escolar: sequência didática para reflexão dos alunos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Essa proposta didática, que tem como objetivo mais amplo contribuir com ações educativas sobre a intimidação sistemática, foi aplicada em uma das turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica do IFS/Campus Lagarto. Espera-se que este guia seja uma ferramenta útil para a conscientização e a sensibilização dos discentes quanto à gravidade de comportamentos agressivos como o bullying e que possa auxiliar os docentes em práticas educativas que favoreçam essa reflexão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,8Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBullying escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConcepções de alunospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleVamos refletir sobre o bullying? Por uma cultura de respeito ao diferentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons