Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Nara de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Jr., José Espínola | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Elza Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-10T21:44:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-10T21:44:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático: Vamos refletir sobre o bullying? Por uma cultura de respeito ao diferente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603899 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A escola é um importante espaço de formação e socialização do indivíduo. Através da interação social o aluno produz conhecimentos e se apropria deles, assim como desenvolve a consciência de si, do outro e do mundo. O bullying, frequentemente presente no ambiente escolar, insere-se como elemento deletério das relações sociais no espaço escolar, prejudicando o processo de formação dos sujeitos. Os impactos negativos ocasionados por esse comportamento agressivo impõem à escola a necessidade de desenvolver ações educativas, com o intuito de combater e prevenir esse tipo de violência e resguardar o bem estar e o bom desenvolvimento de seus alunos. Nesse sentido, o Guia Didático: Vamos refletir sobre o bullying? – Por uma cultura de respeito ao diferente – propõe uma série de atividades, dispostas em uma sequência didática, que busca estimular, aprofundar e enriquecer o debate entre os discentes sobre o tema em questão. O objetivo da proposta de ensino é motivar a reflexão crítica sobre as questões que envolvem os fatores que subjazem as ações de intimidação sistemática, de maneira que, por meio da conscientização e da sensibilização, se possa possibilitar a ocorrência de uma mudança de comportamento. O guia é produto da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT, intitulada Bullying no espaço escolar: sequência didática para reflexão dos alunos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto. Essa proposta didática, que tem como objetivo mais amplo contribuir com ações educativas sobre a intimidação sistemática, foi aplicada em uma das turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica do IFS/Campus Lagarto. Espera-se que este guia seja uma ferramenta útil para a conscientização e a sensibilização dos discentes quanto à gravidade de comportamentos agressivos como o bullying e que possa auxiliar os docentes em práticas educativas que favoreçam essa reflexão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,8Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bullying escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Concepções de alunos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Vamos refletir sobre o bullying? Por uma cultura de respeito ao diferente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons