DIÁLOGOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS PEDAGÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IPANGUAÇU/RN

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva Moura Soares, Virgínia-
Autor(es): dc.contributor.authordas Chagas Silva e Souza, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-09T12:42:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-09T12:42:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDIÁLOGOS_SOBRE_O_MUNDO_DO_TRABALHO: Oficinas Pedagógicas no Ensino Médio Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603877-
Resumo: dc.description.abstractPrezado educador, essa proposta de oficinas pedagógicas foi elaborada como produto educacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROfEPT – que tem um dos seus polos, o IFRN, Campus Mossoró/RN. Salientamos que ProfEPT é um mestrado Profissional em rede e visa favorecer uma formação em Educação Profissional e Tecnológica – EPT a profissionais tanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) quanto demais interessados. Tal formação busca a produção de produtos educacionais a serem utilizados na área de ensino. O referido programa de mestrado tem duas linhas de pesquisa: 1 – Práticas educativas em educação profissional e tecnológica; e 2 - Organização e memórias de espaços pedagógicos na educação profissional e tecnológica, na qual esta pesquisa e seu respectivo produto estão inseridos. Esclarecemos que a metodologia de trabalho das oficinas baseia-se em uma abordagem crítico-reflexiva. Este produto educacional foi construído a partir da pesquisa intitulada: “DIÁLOGOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS PEDAGÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IPANGUAÇU/RN”, desenvolvida, avaliada e validada junto aos estudantes do Ensino Médio na modalidade integrada, dos diversos anos, dos cursos de Informática, Meio Ambiente e Agroecologia do IFRN campus Ipanguaçu/RN. Nossa proposta foi construída no intuito de ser utilizada como uma ferramenta de apoio à prática pedagógica em cursos do Ensino Médio Integrado, objetivando fomentar discussões para o desenvolvimento de uma consciência crítica dos educandos a respeito do mundo do trabalho. Essa proposta é indicada também para aplicação em espaços extraclasse. Para tanto, a intenção dessas oficinas é oportunizar o debate e a construção de conhecimentos acerca do Mundo do Trabalho interrelacionado com as categorias educação, saúde, tecnologias e direitos. Nosso produto fundamenta-se numa possibilidade de favorecer a construção de uma educação cada vez mais comprometida com a formação de indivíduos emancipados, assim a metodologia foi escolhida por possibilitar a construção de um diálogo crítico entre o educador e os educandos. Vale destacar que, para se efetuar como instrumento de transformação da práxis social, é interessante que o educador que esteja à frente da sua aplicação tenha como direcionamento. Nessa perspectiva, é importante que se possa analisar essa proposta de oficinas como uma sugestão inspiração ou não no que tange à condução de reflexões críticas a respeito do mundo do trabalho na conjuntura capitalista. A estrutura das oficinas foi composta por: apresentação do tema, objetivo da oficina, carga horária, recursos utilizados, metodologia (problematização, fundamentação teórica, aplicação do tema, socialização do tema), avaliação e referencial. Essas oficinas foram projetadas com carga horária mínima de 1h30 equivalente a 2 horas-aula. Logo, é aconselhável que a proposta aqui sugerida seja adequada ao contexto social e educacional no qual o educador e os estudantes se encontrem inseridos para sua aplicação. Dito isso, realizada as considerações iniciais, esperamos que este produto o inspire a explorar novas experiências com os educandos no que tange à discussão sobre o mundo do trabalho. Para tanto, na seção seguinte explicitaremos as bases teórico metodológicas nas quais embasamos nossa proposta de oficina.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalho; educação; ensino médio integrado; oficinas pedagógicas.pt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO: EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS PEDAGÓGICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IPANGUAÇU/RNpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons