Manual instrucional: O OSCE como ferramenta de aprimoramento da comunicação médico-paciente

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNunes Carvalho, Leydjane-
Autor(es): dc.contributor.authordas Neves Júnior, Waldemar Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorSuruagy Correia, Divanise-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-07T21:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-07T21:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-07-
identificador: dc.identifier.otherManual instrucional: O OSCE como ferramenta de aprimoramento da comunicação médico-pacientept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603757-
Resumo: dc.description.abstractA comunicação é uma das principais ferramentas do cuidado em saúde, sendo uma das habilidades requeridas dos egressos de Medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Mas nem sempre a formação prepara o médico para comunicar-se adequadamente com o paciente. Sobretudo em condições desafiadoras como mediação de situações de conflitos e divergências que podem ser vivenciadas entre o/a profissional de saúde, seus pacientes e os familiares destes. A comunicação de más-notícias, tem sido apontada como uma das mais desafiadoras, já que o tema da comunicação tem sido pouco explorado durante a formação. Uma das lacunas percebidas é que os estudantes não são avaliados na forma como se comunicam com os/as pacientes, não é fornecido a eles nenhum feedback sobre o seu desempenho nessa competência, o que dificulta o aprimoramento neste aspecto. Uma ferramenta considerada eficaz para o treinamento, avaliação e aprimoramento de habilidades médicas, é o Objetive Structured Clinical Examination (OSCE) ou exame clínico objetivo estruturado – utilizado para avaliar conhecimento, habilidades clínicas, atitudes, comunicação e demais competências necessárias para o exercício profissional. A avaliação ocorre através de estações previamente planejadas e definidas, nas quais há simulação de situações que podem ser vivenciadas no exercício da profissão. Com isso, propõe-se um manual instrucional para a elaboração de OSCE para aprimorar a competência da comunicação em situações desafiadoras da relação médicopaciente, com a descrição dos elementos, tarefas e checklist necessários; buscando-se favorecer a avaliação e feedback das habilidades de comunicação dos/as estudantes de Medicina com pacientes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpatiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação médicapt_BR
Título: dc.titleManual instrucional: O OSCE como ferramenta de aprimoramento da comunicação médico-pacientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPESpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho Acadêmico de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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