Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes Carvalho, Leydjane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | das Neves Júnior, Waldemar Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Suruagy Correia, Divanise | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-07T21:18:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-07T21:18:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Manual instrucional: O OSCE como ferramenta de aprimoramento da comunicação médico-paciente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A comunicação é uma das principais ferramentas do cuidado em saúde, sendo uma das habilidades requeridas dos egressos de Medicina, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Mas nem sempre a formação prepara o médico para comunicar-se adequadamente com o paciente. Sobretudo em condições desafiadoras como mediação de situações de conflitos e divergências que podem ser vivenciadas entre o/a profissional de saúde, seus pacientes e os familiares destes. A comunicação de más-notícias, tem sido apontada como uma das mais desafiadoras, já que o tema da comunicação tem sido pouco explorado durante a formação. Uma das lacunas percebidas é que os estudantes não são avaliados na forma como se comunicam com os/as pacientes, não é fornecido a eles nenhum feedback sobre o seu desempenho nessa competência, o que dificulta o aprimoramento neste aspecto. Uma ferramenta considerada eficaz para o treinamento, avaliação e aprimoramento de habilidades médicas, é o Objetive Structured Clinical Examination (OSCE) ou exame clínico objetivo estruturado – utilizado para avaliar conhecimento, habilidades clínicas, atitudes, comunicação e demais competências necessárias para o exercício profissional. A avaliação ocorre através de estações previamente planejadas e definidas, nas quais há simulação de situações que podem ser vivenciadas no exercício da profissão. Com isso, propõe-se um manual instrucional para a elaboração de OSCE para aprimorar a competência da comunicação em situações desafiadoras da relação médicopaciente, com a descrição dos elementos, tarefas e checklist necessários; buscando-se favorecer a avaliação e feedback das habilidades de comunicação dos/as estudantes de Medicina com pacientes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Empatia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | pt_BR |
Título: dc.title | Manual instrucional: O OSCE como ferramenta de aprimoramento da comunicação médico-paciente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Acadêmico de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL 1.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603757/2/PRODUTO EDUCACIONAL 1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons