Aprendizado da Leitura da Criança: Uma Conquista para Autonomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Natáli Aquemi Fugimoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-05T16:58:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-05T16:58:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-05-
identificador: dc.identifier.otherAprendizado da Leitura da Criança Uma Conquista para Autonomia-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603559-
Resumo: dc.description.abstractVivemos em uma sociedade em que o sucesso depende primordialmente do sucesso escolar, porém o fracasso escolar é o assunto mais discutido quando falamos em educação. Tendo em mente o porquê do fracasso escolar, logo percebemos que ele ocorre porque os alunos não interpretam o que lêem, muitas vezes chegam ao 5º ano e mal sabem decodificar. Para isto esta pesquisa se empenhou em pesquisar como a criança se torna um leitor, e como passa de um decodificador para um interpretador. A pesquisa teve caráter primeiramente bibliográfico, que girou em torno do aporte teórico utilizando os seguintes teóricos: Chameux (1997), Darnton (1992), Freire (1987), Kato (2007), Kleiman (1997), Koch e Elias (2009), Martins (1994), Solé (1998), Terzi (2006) e Vieira (1998) entre outros autores. Como também foi utilizada a observação participante, na escola onde atuo como estagiária no 1º ano do Ensino Fundamental, com crianças de 6/7 anos que estão na fase de alfabetização observei durante nove meses. A observação em especial no ambiente de trabalho proporcionou ter maior contato com as crianças e assim compreender quais são alguns estímulos que as crianças recebem; o que proporciona maior desenvolvimento, foi possível observar que é essencial a interação e o conhecimento prévio para a formação de leitores. A observação foi o recurso que proporcionou o entendimento e esclarecimento de pontos do objetivo geral: compreender como a aprendizagem da leitura acontece, como também proporcionar entendimento dos objetivos específicos: como estimular a leitura nas crianças; quais dispositivos eram eficazes; que estratégias são utilizadas para o desenvolvimento da leitura e qual a diferença do interpretador e do decodificador.-
Tamanho: dc.format.extent3087-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura da Criança-
Palavras-chave: dc.subjectConquista-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Título: dc.titleAprendizado da Leitura da Criança: Uma Conquista para Autonomia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons