Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | PROFEPT/IFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, ROBERTO IDALINO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, RICARDO JORGE DE SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-04T12:43:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-04T12:43:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Portfólio – rodas de conversa: diálogo com a diversidade sexual e de gênero na escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A diversidade sexual e de gênero das/os estudantes é uma das questões que se tem evidenciado na escola nos últimos tempos, principalmente nas duas últimas décadas. Nesse sentido, faz-se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade sexual e de gênero, quando não considerados no contexto escolar, podem representar uma forma de exclusão (JUNQUEIRA, 2009; BENTO, 2011). Nesse contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar espaços de discussões que envolvessem as identidades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de conversa, com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como cerne a perspectiva de educação crítico-emancipatória (RAMOS, 2014; PACHECO, 2011). Um estudo com tal enfoque apresenta-se relevante para refletir e propor um currículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de ensino (MISKOLCI, 2012; PELÚCIO, 2014). Desse modo, a pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa-ação, embasado em autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Uma das principais técnicas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de Conversa com as/os participantes voluntárias/os, envolvendo estudantes e técnicos- assistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários-perfil, aplicados a docentes, estudantes e pessoal técnico-assistencial, e questionários de satisfação também compuseram a coleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexual e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de uma abordagem mais sistemática dessa questão no currículo da instituição; e, ainda, a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa, comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse sentido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,3mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CURRÍCULO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Título: dc.title | Portfólio – rodas de conversa: diálogo com a diversidade sexual e de gênero na escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons