Tenho uma Aluna Surda: Experiências de Ensino de Língua Portuguesa em Contexto de Aula Particular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Elaine Amélia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-10-02T21:51:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-10-02T21:51:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-02-
identificador: dc.identifier.otherTenho uma Aluna Surda Experiências de Ensino de Língua Portuguesa em Contexto de Aula Particular-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603357-
Resumo: dc.description.abstractNesta Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2000, 2011, 2015; CONNELLY; CLANDININ, 2004), busquei como meu objetivo geral narrar e analisar minha experiência docente de ensino de língua portuguesa para uma aluna surda. Para atingir o objetivo proposto, elaborei algumas indagações para a condução de minha pesquisa: 1) Como pode ser vivida a experiência de ensino de língua portuguesa para uma aluna surda? 2) Quais as implicações das experiências vividas para a construção de meu conhecimento prático pessoal e profissional? O contexto de minha pesquisa foi o espaço das aulas particulares e individuais de língua portuguesa, ministradas para uma aluna surda. As participantes foram uma aluna surda e eu, professora, pesquisadora e participante dessa pesquisa. Como base teórica, fundamentei-me na formação de professores de língua portuguesa para alunos surdos (VIEIRA, 2008; ARAÚJO, 2010; GONDIM, 2011; PEREIRA, 2011; OLIVEIRA, 2014), além das concepções de conhecimento prático profissional (ELBAZ, 1983; SHÖN, 1983; CLANDININ; CONNELLY, 1995; TELLES, 1999). Para compor meus textos de campo, utilizei narrativas escritas por mim, durante e depois das aulas ministradas, como registro de minha prática como professora. Tive, também, como instrumento de pesquisa algumas fotos de atividades produzidas pela aluna. A análise dos textos de campo foi realizada pela perspectiva de composição de sentidos, segundo Ely, Vinz, Anzul e Downing (2001). Como resultado, compreendi que o fundamental é a aprendizagem que ocorre na relação professora-aluna, e, em meu fazer docente, que eu era uma professora autoritária e estruturalista. Mas, durante a pesquisa, procurei transformar a minha prática e adequar o ensino de língua portuguesa a uma abordagem de língua em uso e a partir da análise e produção de gêneros textuais. Nas tentativas de mudanças, procurei na produção de HQs, no perfil do Facebook e no e-mail modificar minha prática e proporcionar uma aprendizagem atrativa e autônoma para a aluna.-
Tamanho: dc.format.extent3360-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento prático profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa narrativa-
Título: dc.titleTenho uma Aluna Surda: Experiências de Ensino de Língua Portuguesa em Contexto de Aula Particular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons