Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pacheco, Carla Suzane Goes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Antonio Carlos Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-10-01T13:53:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-10-01T13:53:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | MedCine | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603344 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A linguagem cinematográfica utilizada no ambiente pedagógico, como uma forma sensível de abordar situações concretas, vivências, de discutir temas polêmicos, evocar sentimentos e emoções, provocar nos estudantes um olhar crítico e reflexivo sobre as suas próprias histórias pessoais, sua postura perante a vida e, ainda, de oportunizar a vivência de conflitos de maneira metafórica, serve como um grande propulsor para a aquisição de atitudes e valores fundamentais para o dia a dia dos cuidados médicos, para construção de vínculos. As cenas de uma obra, quando tratadas por um mediador que sabe explorar as relações de conteúdo/linguagem do filme com o conteúdo de ensino-aprendizagem desejado, que incita a crítica e a reflexão por meio de comentários pertinentes e perspicazes, e permita a manifestação clara dos pensamentos, sentimentos, emoções, suscitados por aquela experiência, pode ser uma rica fonte de aprendizado e transformação. O projeto MedCine propicia aos estudantes de medicina, através das lentes do cinema, das muitas personagens e suas histórias, dos diversos temas que emergem das discussões, o alcance de um maior grau de identificação, uma visão integral do indivíduo, uma melhor compreensão da perspectiva do outro, do quanto as diferenças individuais e o contexto no qual cada pessoa está inserida interferem no processo saúde-doença-cuidado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | materiais de ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filmes como assunto | pt_BR |
Título: dc.title | MedCine - Projeto de Integração de Atividade Médica-Cientifica-Cultural | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE – MPES | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho Acadêmico de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - CARLA PACHECO.pdf | Educational Tool | 455,86 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603344/2/PRODUTO EDUCACIONAL - CARLA PACHECO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons