Dom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçu

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHenriques, Samuel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-30T14:20:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-30T14:20:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçupt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603336-
Resumo: dc.description.abstractO Presente estudo partiu da experiência de sala de aula. Temas espinhosos revelavam conflitos de memória e exaltações à violações dos direitos humanos como o retorno à ditadura militar no Brasil. Como jovens, que não vivenciaram esta realidade, defendiam o retorno a um regime de exceção? Será que sabiam o que realmente era uma ditadura? E os direitos essenciais do cidadão? Qual seria o papel do professor na reelaboração dessas memórias? Essas questões levaram à formulação de uma proposta de produto final que pudesse trabalhar conceitos fundamentais para a reflexão sobre democracia, ditadura, direitos humanos e o papel do ser humano como agente de resistência e luta pela preservação de tais direitos. Para isso seria necessário mobilizar conceitos trabalhados nas aulas de mestrado profissional Profhistoria. Foram utilizados como base teórica Locais de Memória, Ensino de História e História Local. Esses foram os elementos que nortearam a criação de um aplicativo, um mapa virtual, contendo locais de memória em Nova Iguaçu. Todos os locais têm como elemento em comum a atuação de Dom Adriano Hypólito, bispo de Nova Iguaçu entre 1966 e 1994 e sua atuação enquanto liderança religiosa na luta contra a violação dos Direitos Humanos - assim, usando como referência uma figura local, elemento identitário, contribuindo para melhor compreensão dos conceitos, desenvolvendo a consciência histórica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.749 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLocais de Memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos Humanospt_BR
Título: dc.titleDom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçupt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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