Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Priscilla Damasceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-30T14:00:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-30T14:00:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A História nos quadrinhos: o uso de narrativas gráficas nas aulas de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603334 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é resultado de alguns anos de uma experiência didática pregressa e aborda a utilização das histórias em quadrinhos nas aulas de História para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Iniciamos nossos estudos teóricos, dialogando com autores de referência historiográfica que pesquisam o uso das narrativas como uma das importantes modalidades de escrever e socializar os saberes históricos. Compreendidas como um gênero literário híbrido, formadas por imagens e geralmente por textos, as historietas podem ser identificadas como narrativas gráficas, uma vez que unem as duas formas de linguagens, constituindo um tipo específico de comunicação humana. Elegemos esse tipo de arte, como um potente veículo, na abordagem de diversos conteúdos históricos. Foi organizada e integrada como anexo a esse material, uma história em quadrinhos que trabalhará a sociedade feudal na Baixa Idade Média. Questões sociais, econômicas, culturais, política e de gênero atravessam o roteiro dessa trama medieval. Nosso objetivo foi criar um material lúdico para crianças e adolescentes, fazendo dos encontros nas aulas de História um momento de educação mais prazerosa, empática e atraente para os estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.442 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem em espaços não-formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas Gráficas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Feudalismo | pt_BR |
Título: dc.title | A História nos quadrinhos: o uso de narrativas gráficas nas aulas de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRISCILLA D RODRIGUES-PROFHISTORIA-UERJ.pdf | 9.44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603334/2/PRISCILLA D RODRIGUES-PROFHISTORIA-UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons