Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Waldhoff, Philippe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Tereza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Trajber, Rachel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-29T20:50:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-29T20:50:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Circuito das águas nas escolas ribeirinhas da Amazônia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603315 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qual é o papel da escola diante das mudanças que estão ocorrendo em nossos modos de vida e em todo o Planeta? Tentando respostas a esta pergunta, o Projeto Escolas Ribeirinhas Sustentáveis foi concebido como um processo formativo voltado para a escola, mas também aberto à comunidade. Esta formação, ocorrida com professores da rede pública municipal de Carauari/AM e de jovens ribeirinhos durante o ano de 2019, teve a água como elemento aglutinador dos conhecimentos, inspirando aprendizagens sobre como cuidar do próprio corpo, da casa, da escola, da comunidade, da floresta e do planeta por meio do cuidado com as águas. Com o projeto buscou-se promover mudanças nas escolas e nas comunidades ribeirinhas, tornando-as espaços que educam para a sustentabilidade social e ambiental na Amazônia. Foram criadas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas, bem como aplicadas algumas práticas e tecnologias adaptadas sobre os cuidados com as águas, encorajando estudantes, jovens e professores a registrar e divulgar as ações por meio de jornais murais, fanzines, vídeos, em ações de educomunicação. Esta publicação traz alguns dos conteúdos produzidos durante este processo formativo. Além dos conhecimentos dos integrantes da equipe do projeto, deu-se grande valor aos saberes tradicionais e originários. Tornamos visíveis algumas iniciativas já desenvolvidas no Território do Médio Juruá, onde as formações ocorreram. Dessa forma, moradores das comunidades deram palestras e oficinas, bem como professores indígenas interagiram com a programação do evento, colocando os seus conhecimentos na roda de educadores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Amazônia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ribeirinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades ribeirinhas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
Título: dc.title | Circuito das águas nas escolas ribeirinhas da Amazônia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Escolas Ribeirinhas Sustentáveis | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Ambiental | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PUBLICACAO_CIRCUITO_DAS_AGUAS_WEB_04_08_2021_pagina_simples.pdf | 29,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603315/2/PUBLICACAO_CIRCUITO_DAS_AGUAS_WEB_04_08_2021_pagina_simples.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons