Circuito das águas nas escolas ribeirinhas da Amazônia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWaldhoff, Philippe-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Tereza-
Autor(es): dc.contributor.authorTrajber, Rachel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-29T20:50:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-29T20:50:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
identificador: dc.identifier.otherCircuito das águas nas escolas ribeirinhas da Amazôniapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603315-
Resumo: dc.description.abstractQual é o papel da escola diante das mudanças que estão ocorrendo em nossos modos de vida e em todo o Planeta? Tentando respostas a esta pergunta, o Projeto Escolas Ribeirinhas Sustentáveis foi concebido como um processo formativo voltado para a escola, mas também aberto à comunidade. Esta formação, ocorrida com professores da rede pública municipal de Carauari/AM e de jovens ribeirinhos durante o ano de 2019, teve a água como elemento aglutinador dos conhecimentos, inspirando aprendizagens sobre como cuidar do próprio corpo, da casa, da escola, da comunidade, da floresta e do planeta por meio do cuidado com as águas. Com o projeto buscou-se promover mudanças nas escolas e nas comunidades ribeirinhas, tornando-as espaços que educam para a sustentabilidade social e ambiental na Amazônia. Foram criadas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) nas escolas, bem como aplicadas algumas práticas e tecnologias adaptadas sobre os cuidados com as águas, encorajando estudantes, jovens e professores a registrar e divulgar as ações por meio de jornais murais, fanzines, vídeos, em ações de educomunicação. Esta publicação traz alguns dos conteúdos produzidos durante este processo formativo. Além dos conhecimentos dos integrantes da equipe do projeto, deu-se grande valor aos saberes tradicionais e originários. Tornamos visíveis algumas iniciativas já desenvolvidas no Território do Médio Juruá, onde as formações ocorreram. Dessa forma, moradores das comunidades deram palestras e oficinas, bem como professores indígenas interagiram com a programação do evento, colocando os seus conhecimentos na roda de educadores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAmazôniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRibeirinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidades ribeirinhaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação ambientalpt_BR
Título: dc.titleCircuito das águas nas escolas ribeirinhas da Amazôniapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEscolas Ribeirinhas Sustentáveispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Ambientalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons