Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MIRANDA, DENIS DO SOCORRO PINHEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-30T09:40:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-30T09:40:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Denis do Socorro Pinheiro Miranda - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603311 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos que uma sequência didática por atividades tem sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, buscando resposta para a seguinte questão cientifica: Quais efeitos que uma sequência didática por atividades provoca sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular? A experimentação foi realizada em uma escola pública municipal do município de Ananindeua na região metropolitana de Belém no Estado do Pará, com 36 estudantes de uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A Engenharia Didática (pressupostos) foi a metodologia adotada pela nossa pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação, sendo o Ensino por Atividades a metodologia de ensino utilizada pesquisa, A análise dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados revelaram que a elaboração da sentença natural é passo fundamental para a escolha da operação adequada que soluciona os problemas; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste melhoraram em comparação as do pré-teste e a análise das correlações revelou que nenhum dos fatores socioeconômicos investigados interferiu significativamente nos resultados obtidos, indicando que a metodologia de ensino utilizada foi a responsável pelo bom resultado obtido no experimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3465 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Problemas Multiplicativos | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Denis do Socorro Pinheiro Miranda - DISSERTAÇÃO 2021.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603311/1/Denis do Socorro Pinheiro Miranda - DISSERTAÇÃO 2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: