O ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMIRANDA, DENIS DO SOCORRO PINHEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-30T09:40:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-30T09:40:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-19-
identificador: dc.identifier.otherDenis do Socorro Pinheiro Miranda - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603311-
Resumo: dc.description.abstractEsta Dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos que uma sequência didática por atividades tem sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, buscando resposta para a seguinte questão cientifica: Quais efeitos que uma sequência didática por atividades provoca sobre a aprendizagem na resolução de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangular? A experimentação foi realizada em uma escola pública municipal do município de Ananindeua na região metropolitana de Belém no Estado do Pará, com 36 estudantes de uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A Engenharia Didática (pressupostos) foi a metodologia adotada pela nossa pesquisa, abordando todas as suas etapas: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação, sendo o Ensino por Atividades a metodologia de ensino utilizada pesquisa, A análise dos dados coletados ocorreu por meio da verificação do registro das conclusões dos estudantes em cada atividade realizada, pela comparação dos resultados do pós-teste em relação ao pré-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados revelaram que a elaboração da sentença natural é passo fundamental para a escolha da operação adequada que soluciona os problemas; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste melhoraram em comparação as do pré-teste e a análise das correlações revelou que nenhum dos fatores socioeconômicos investigados interferiu significativamente nos resultados obtidos, indicando que a metodologia de ensino utilizada foi a responsável pelo bom resultado obtido no experimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3465pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProblemas Multiplicativospt_BR
Título: dc.titleO ensino por atividades de problemas multiplicativos envolvendo a ideia de disposição retangularpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais