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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | MASETTO, CINTHIA MARA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-29T18:41:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-29T18:41:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-29 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603305 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva verificar e compreender a materialidade presente na poética beat. O caminho por nós percorrido segue no sentido de aproximações e olhares a partir de proposições filosóficas. Ao tomarmos a arte como o modo de manifestação do artista sobre a realidade, tomamos também a filosofia como uma das possíveis perspectivas de ancoragem ao entendimento dos objetos culturais produzidos então por estes artistas. A filosofia contemporânea desde Descartes colocou o pensamento como único e exclusivo atributo do ser humano, o qual já havia tido o seu ensaio no “animal racional” de Aristóteles. Assim, realizamos uma primeira aproximação com a obra On the Road do escritor americano Jack Kerouac, publicada em 1957, lançando um olhar a partir das forças imaginantes suscitadas no devaneio provocado pela concretude da materialidade dos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo sob a ótica da filosofia Bachelard. Depois, procuramos compreender e relacionar a produção de presença por meio da tangibilidade do corpo e de como este possibilita ao homem expressar-se a agir sobre o mundo, problematizando a diluição do pensamento idealista e a volta do corpo, alicerçados pela proposta filosófica de Gumbrecht. Para completar, apresentamos a proposta filosófica do existencialismo conforme a teoria de Jean-Paul Sartre, a partir da conferência intitulada O existencialismo é um humanismo, por ele proferida em 1945. Como forma de alcançarmos nosso objetivo partimos da contextualização cultural dos Estados Unidos na década de 50. Na sequência, nos debruçamos sobre o movimento beat – do qual Kerouac foi um dos principais representantes. Para a compreensão deste movimento, voltamos ainda nosso olhar para outros dois grandes poetas beats: Allen Ginsberg e William Burroughs. Contextualizamos o caminho percorrido por Kerouac, elencamos alguns de seus personagens principais relacionando-os às pessoas que conviveram com o autor e passaram, assim, a compor o universo da obra e como receberam – personagens e fatos – o tratamento literário que a poética em prosa espontânea e o fluxo de memória de Kerouac se encarregaram de realizar. Desta maneira, fechamos nosso estudo estabelecendo uma relação entre os capítulos sequenciados de modo a relacionar a existência material e a liberdade, entendendo-as como formas de manifestação da poética beat. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Materialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | On the road | pt_BR |
| Título: dc.title | On the road: A volta à materialidade (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| On the road A volta à materialidade.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603305/1/On the road A volta à materialidade.pdfDownload |
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