On the road: A volta à materialidade (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorMASETTO, CINTHIA MARA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-29T18:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-29T18:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603305-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação objetiva verificar e compreender a materialidade presente na poética beat. O caminho por nós percorrido segue no sentido de aproximações e olhares a partir de proposições filosóficas. Ao tomarmos a arte como o modo de manifestação do artista sobre a realidade, tomamos também a filosofia como uma das possíveis perspectivas de ancoragem ao entendimento dos objetos culturais produzidos então por estes artistas. A filosofia contemporânea desde Descartes colocou o pensamento como único e exclusivo atributo do ser humano, o qual já havia tido o seu ensaio no “animal racional” de Aristóteles. Assim, realizamos uma primeira aproximação com a obra On the Road do escritor americano Jack Kerouac, publicada em 1957, lançando um olhar a partir das forças imaginantes suscitadas no devaneio provocado pela concretude da materialidade dos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo sob a ótica da filosofia Bachelard. Depois, procuramos compreender e relacionar a produção de presença por meio da tangibilidade do corpo e de como este possibilita ao homem expressar-se a agir sobre o mundo, problematizando a diluição do pensamento idealista e a volta do corpo, alicerçados pela proposta filosófica de Gumbrecht. Para completar, apresentamos a proposta filosófica do existencialismo conforme a teoria de Jean-Paul Sartre, a partir da conferência intitulada O existencialismo é um humanismo, por ele proferida em 1945. Como forma de alcançarmos nosso objetivo partimos da contextualização cultural dos Estados Unidos na década de 50. Na sequência, nos debruçamos sobre o movimento beat – do qual Kerouac foi um dos principais representantes. Para a compreensão deste movimento, voltamos ainda nosso olhar para outros dois grandes poetas beats: Allen Ginsberg e William Burroughs. Contextualizamos o caminho percorrido por Kerouac, elencamos alguns de seus personagens principais relacionando-os às pessoas que conviveram com o autor e passaram, assim, a compor o universo da obra e como receberam – personagens e fatos – o tratamento literário que a poética em prosa espontânea e o fluxo de memória de Kerouac se encarregaram de realizar. Desta maneira, fechamos nosso estudo estabelecendo uma relação entre os capítulos sequenciados de modo a relacionar a existência material e a liberdade, entendendo-as como formas de manifestação da poética beat.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectOn the roadpt_BR
Título: dc.titleOn the road: A volta à materialidade (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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