Inovação educacional e formação de professores: a experiência contemporânea dos municípios de Duartina e Ubirajara

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCeleste Filho, Macioniro-
Autor(es): dc.contributor.authorKobayashi, Maria do Carmo Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-28T17:38:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-28T17:38:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
identificador: dc.identifier.otherebook Inovação educacional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603298-
Resumo: dc.description.abstractO livro intitulado “Inovação educacional e formação de professores:a experiência contemporânea dos municípios de Duartina e Ubirajara” é fruto de atividades de formação docente destas duas cidades do interior paulista. As ações formativas foram executadas desde 2019 numa parceria entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – campus de Bauru e os dois municípios. A equipe de profissionais a trabalhar aspectos educacionais e de inovação pedagógica com os professores foi composta por docentes da UNESP e por pós-graduandos desta universidade. É objetivo do livro possibilitar acesso às experiências vivenciadas por estes docentes a outros profissionais de ensino da região. Um livro frequentemente se concretiza numa obra que vai muito além de seus propósitos iniciais. No projeto que deu origem a esta obra, pretendia-se tratar coletivamente com outros professores processos de inovação educacionais. O termo inovação foi se tornando uma palavra muito usada, cujo sentido ampliou-se até se tornar um verbete velho, batido, comum e distante do conceito de realizar algo que não havia sido feito antes. Pretendia-se aqui recuperar um pouco do frescor que inovar sempre traz aos processos de aprendizagem. A situação incomum da recente pandemia nos forçou a inovar bem mais do que se pretendia originalmente. Reflexões como “inovar é a única saída”relacionam os processos de inovação às transformações na vida e na educação não só devido à pandemia, mas ao agravamento das iniquidades sociais precedentes a ela.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacionalpt_BR
Título: dc.titleInovação educacional e formação de professores: a experiência contemporânea dos municípios de Duartina e Ubirajarapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons