Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CELESTE FILHO, MACIONIRO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaloba, Rosa Fátima de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mesquita, Ilka Miglio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-28T17:23:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-28T17:23:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | ebook_Historia-e-memoria-da-educação-rural.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro materializa esforços em reunir resultados do projeto de pesquisa intitulado Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), que objetivou analisar a profissionalização docente no Brasil buscando compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural e as formas de recrutamento, carreira, salários e condições de trabalho das(os) professoras(es) que atuaram nas escolas primárias rurais. O projeto contou com o financiamento do CNPq e a equipe de trabalho foi constituída por pesquisadores doutores e estudantes de pós-graduação e de graduação de 18 instituições brasileiras de ensino superior. O estudo deveria abranger o período entre as décadas de 1930 e 1970 tendo em vista alguns importantes aspectos: a) a intervenção do governo federal no âmbito da educação rural mediante políticas para construção de escolas e formação de professores; b) a grande expansão do ensino primário nas zonas rurais pela ação do poder público municipal e estadual; c) a disseminação do movimento pela ruralização do ensino e de propostas pedagógicas especialmente voltadas para as escolas primárias rurais. Outra diretriz aventada para nortear o projeto indicava a necessária articulação entre diferentes dimensões implicadas no ensino primário rural, isto é, a predominância das escolas isoladas e a especificidade de sua organização pedagógica, as dificuldades de acesso e carências materiais das escolas, o trabalho docente e as propostas e políticas educacionais para o campo. Os pesquisadores apontaram, também, que um estudo histórico sobre a educação rural demandava o enfrentamento de desafios conceituais, metodológicos e de fontes de pesquisa destacando-se a imprescindibilidade das fontes orais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,30MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | História e memória da educação rural no século XX | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Ebook_História-e-memoria-da-educacao-rural.pdf | 6,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603297/2/Ebook_História-e-memoria-da-educacao-rural.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons