História e memória da educação rural no século XX

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCELESTE FILHO, MACIONIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorChaloba, Rosa Fátima de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorMesquita, Ilka Miglio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-28T17:23:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-28T17:23:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
identificador: dc.identifier.otherebook_Historia-e-memoria-da-educação-rural.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603297-
Resumo: dc.description.abstractEste livro materializa esforços em reunir resultados do projeto de pesquisa intitulado Formação e Trabalho de Professoras e Professores Rurais no Brasil: RS, PR, SP, MG, RJ, MS, MT, MA, PE, PI, SE, PB, RO (décadas de 40 a 70 do século XX), que objetivou analisar a profissionalização docente no Brasil buscando compreender as políticas públicas empreendidas em âmbito nacional e estadual para a formação do magistério rural e as formas de recrutamento, carreira, salários e condições de trabalho das(os) professoras(es) que atuaram nas escolas primárias rurais. O projeto contou com o financiamento do CNPq e a equipe de trabalho foi constituída por pesquisadores doutores e estudantes de pós-graduação e de graduação de 18 instituições brasileiras de ensino superior. O estudo deveria abranger o período entre as décadas de 1930 e 1970 tendo em vista alguns importantes aspectos: a) a intervenção do governo federal no âmbito da educação rural mediante políticas para construção de escolas e formação de professores; b) a grande expansão do ensino primário nas zonas rurais pela ação do poder público municipal e estadual; c) a disseminação do movimento pela ruralização do ensino e de propostas pedagógicas especialmente voltadas para as escolas primárias rurais. Outra diretriz aventada para nortear o projeto indicava a necessária articulação entre diferentes dimensões implicadas no ensino primário rural, isto é, a predominância das escolas isoladas e a especificidade de sua organização pedagógica, as dificuldades de acesso e carências materiais das escolas, o trabalho docente e as propostas e políticas educacionais para o campo. Os pesquisadores apontaram, também, que um estudo histórico sobre a educação rural demandava o enfrentamento de desafios conceituais, metodológicos e de fontes de pesquisa destacando-se a imprescindibilidade das fontes orais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,30MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ruralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleHistória e memória da educação rural no século XXpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
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