O Programa de Auxílio Monitoria (re)escrito pelas mãos dos(as) sujeitos(as) do PROEJA: Outros olhares e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFalcão, Patrícia Helmer-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Maria José de Resende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-29T11:11:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-29T11:11:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherDissertação 28 09 2021pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603287-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (ProfEPT) e teve como objetivo geral analisar como a oferta do Programa de Auxílio Monitoria pode ser (re)pensada para atender às especificidades dos(as) sujeitos(as) do PROEJA, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a permanência e êxito dos(as) estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. No âmbito das discussões sobre o Programa de Auxílio Monitoria, objeto de estudo desta pesquisa, tomamos como base os(as) autores(as) que narram as experiências vivenciadas e desenvolvidas nas monitorias ofertadas nos sistemas de ensino. Fundamentamos os debates com base nos(as) autores(as) do campo de estudos e pesquisas Trabalho e Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em diálogos com os estudos freirianos. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório com abordagem do estudo de caso, com a utilização de dados quantitativos, análise documental e bibliográfica. Os(as) sujeitos(as) selecionados(as) para participarem da pesquisa foram: monitores(as) que auxiliaram os(as) discentes do PROEJA; estudantes monitorados(as); professores(as) orientadores(as); coordenadores(as) de área, de cursos e o coordenador do PROEJA; pedagogos(as) responsáveis pelos cursos; e os(as) técnicos(as)-administrativos(as) em educação responsáveis pelo acompanhamento do Programa de Auxílio Monitoria. A participação dos(as) sujeitos(as) ocorreu por meio de questionários. Para a análise/interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdos como forma de validar a pesquisa. Os dados revelaram que, para que a oferta do Programa de Auxílio Monitoria inclua os(as) educandos(as) do PROEJA, é imprescindível que o Ifes realize a escuta dos(as) envolvidos(as) no Programa, conheça a história concreta de vida dos(as) educandos(as) e planeje de forma coletiva, horários, dias, locais, atividades, a atuação do(a) monitor(a), a divulgação, a distribuição das vagas, a participação dos(as) estudantes monitorados(as), os recursos didáticos utilizados, o acompanhamento e a avaliação do Programa, dos(as) monitores(as) e dos(as) estudantes monitorados(as) e os conteúdos abordados nas monitorias do Ifes Campus Vitória, tendo como objetivo principal atender as singularidades dos(as) educandos(as) do PROEJA. Por fim, a partir da escuta e diálogo com os(as) sujeitos(as) da pesquisa, após análise e interpretação dos dados, confeccionamos o Produto Educacional - Caderno Informativo: Conhecendo o Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória. Esse Produto teve como objetivo disponibilizar as principais informações sobre a oferta do Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória, com o intuito de contribuir para ampliar a divulgação do Programa e a participação dos(as) discentes do PROEJA nessa atividade de ensino-aprendizagem tão importante para o processo formativo dos(as) educandos(as).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent269 p.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCaderno Informativo. Diálogo. Ensino-aprendizagem. Programa de Auxílio Monitoria. PROEJA.pt_BR
Título: dc.titleO Programa de Auxílio Monitoria (re)escrito pelas mãos dos(as) sujeitos(as) do PROEJA: Outros olhares e possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROEJApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineVárias disciplinaspt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons