Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Falcão, Patrícia Helmer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Maria José de Resende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-29T11:11:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-29T11:11:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação 28 09 2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603287 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (ProfEPT) e teve como objetivo geral analisar como a oferta do Programa de Auxílio Monitoria pode ser (re)pensada para atender às especificidades dos(as) sujeitos(as) do PROEJA, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a permanência e êxito dos(as) estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. No âmbito das discussões sobre o Programa de Auxílio Monitoria, objeto de estudo desta pesquisa, tomamos como base os(as) autores(as) que narram as experiências vivenciadas e desenvolvidas nas monitorias ofertadas nos sistemas de ensino. Fundamentamos os debates com base nos(as) autores(as) do campo de estudos e pesquisas Trabalho e Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em diálogos com os estudos freirianos. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório com abordagem do estudo de caso, com a utilização de dados quantitativos, análise documental e bibliográfica. Os(as) sujeitos(as) selecionados(as) para participarem da pesquisa foram: monitores(as) que auxiliaram os(as) discentes do PROEJA; estudantes monitorados(as); professores(as) orientadores(as); coordenadores(as) de área, de cursos e o coordenador do PROEJA; pedagogos(as) responsáveis pelos cursos; e os(as) técnicos(as)-administrativos(as) em educação responsáveis pelo acompanhamento do Programa de Auxílio Monitoria. A participação dos(as) sujeitos(as) ocorreu por meio de questionários. Para a análise/interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdos como forma de validar a pesquisa. Os dados revelaram que, para que a oferta do Programa de Auxílio Monitoria inclua os(as) educandos(as) do PROEJA, é imprescindível que o Ifes realize a escuta dos(as) envolvidos(as) no Programa, conheça a história concreta de vida dos(as) educandos(as) e planeje de forma coletiva, horários, dias, locais, atividades, a atuação do(a) monitor(a), a divulgação, a distribuição das vagas, a participação dos(as) estudantes monitorados(as), os recursos didáticos utilizados, o acompanhamento e a avaliação do Programa, dos(as) monitores(as) e dos(as) estudantes monitorados(as) e os conteúdos abordados nas monitorias do Ifes Campus Vitória, tendo como objetivo principal atender as singularidades dos(as) educandos(as) do PROEJA. Por fim, a partir da escuta e diálogo com os(as) sujeitos(as) da pesquisa, após análise e interpretação dos dados, confeccionamos o Produto Educacional - Caderno Informativo: Conhecendo o Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória. Esse Produto teve como objetivo disponibilizar as principais informações sobre a oferta do Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória, com o intuito de contribuir para ampliar a divulgação do Programa e a participação dos(as) discentes do PROEJA nessa atividade de ensino-aprendizagem tão importante para o processo formativo dos(as) educandos(as). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 269 p. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno Informativo. Diálogo. Ensino-aprendizagem. Programa de Auxílio Monitoria. PROEJA. | pt_BR |
Título: dc.title | O Programa de Auxílio Monitoria (re)escrito pelas mãos dos(as) sujeitos(as) do PROEJA: Outros olhares e possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROEJA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Várias disciplinas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação PHF 28 09 2021.pdf | Dissertação ProfEPT | 5,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603287/2/Dissertação PHF 28 09 2021.pdfDownload |
Caderno Informativo Conhecendo o Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória.pdf | Produto Educacional ProfEPT | 10,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603287/3/Caderno Informativo Conhecendo o Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons