Corpo e conhecimento: práticas integradoras a partir da Educação Física ISBN: 978-65-00-30876-1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fabiana Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Alexandre Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-28T15:20:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-28T15:20:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-28-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_Fabiana-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603284-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, conduzida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como finalidade apresentar os resultados do estudo que objetivou propor um projeto integrador para o componente curricular Educação Física no Curso Técnico Integrado em Biotecnologia baseado no conceito de ensino integrado. Como objetivos específicos nos propusemos: A) Estudar a correlação entre os conceitos de ensino integrado e cultura corporal no âmbito da EPT; B) Investigar nos documentos institucionais, como vem sendo operacionalizada a concepção de ensino integrado no âmbito do IFRO; C) Identificar a percepção dos discentes e docentes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no componente curricular Educação Física; Analisar os resultados obtidos visando o desenvolvimento da proposta de projeto integrador. Para tanto, recorremos a pesquisa qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa-ação, utilizando os procedimentos técnicos oriundos da análise documental, da pesquisa bibliográfica e da técnica de grupo focal. Para a construção do produto, procedemos a elaboração de uma matriz de análise, a qual proporcionou uma análise coerente, que considerou o referencial teórico levantado, as análises documentais feitas, os resultados dos dados construídos com docentes e estudantes, bem como, os similares pesquisados e examinados. Como resultado final desse trabalho, apresentamos o produto educacional intitulado Corpo e conhecimento: práticas integradoras a partir da Educação Física, que se constitui um guia, em formato de cartilha, voltado para auxiliar a elaboração de práticas pedagógicas integradoras, no âmbito do ensino integrado. Concluímos que o problema levantado foi superado e se materializa no produto educacional, o qual comtempla parâmetros teórico-práticos que orientam a elaboração de projetos integradores, que, a partir dos conceitos estudados e da experiência concreta, foi possível propor algumas teorias de um ponto de vista crítico e parâmetros práticos, relacionados com a cultura social, a filosofia, as dimensões históricas, etc.-
Tamanho: dc.format.extent11.883KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo; Trabalho; Educação Profissional e Tecnológica; Cultura corporal; Projeto Integrador.-
Título: dc.titleCorpo e conhecimento: práticas integradoras a partir da Educação Física ISBN: 978-65-00-30876-1-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCC-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons