Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fabiana Alves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Alexandre Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-28T15:20:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-28T15:20:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_Fabiana | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603284 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa, conduzida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como finalidade apresentar os resultados do estudo que objetivou propor um projeto integrador para o componente curricular Educação Física no Curso Técnico Integrado em Biotecnologia baseado no conceito de ensino integrado. Como objetivos específicos nos propusemos: A) Estudar a correlação entre os conceitos de ensino integrado e cultura corporal no âmbito da EPT; B) Investigar nos documentos institucionais, como vem sendo operacionalizada a concepção de ensino integrado no âmbito do IFRO; C) Identificar a percepção dos discentes e docentes sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no componente curricular Educação Física; Analisar os resultados obtidos visando o desenvolvimento da proposta de projeto integrador. Para tanto, recorremos a pesquisa qualitativa, por meio da abordagem da pesquisa-ação, utilizando os procedimentos técnicos oriundos da análise documental, da pesquisa bibliográfica e da técnica de grupo focal. Para a construção do produto, procedemos a elaboração de uma matriz de análise, a qual proporcionou uma análise coerente, que considerou o referencial teórico levantado, as análises documentais feitas, os resultados dos dados construídos com docentes e estudantes, bem como, os similares pesquisados e examinados. Como resultado final desse trabalho, apresentamos o produto educacional intitulado Corpo e conhecimento: práticas integradoras a partir da Educação Física, que se constitui um guia, em formato de cartilha, voltado para auxiliar a elaboração de práticas pedagógicas integradoras, no âmbito do ensino integrado. Concluímos que o problema levantado foi superado e se materializa no produto educacional, o qual comtempla parâmetros teórico-práticos que orientam a elaboração de projetos integradores, que, a partir dos conceitos estudados e da experiência concreta, foi possível propor algumas teorias de um ponto de vista crítico e parâmetros práticos, relacionados com a cultura social, a filosofia, as dimensões históricas, etc. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 11.883KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo; Trabalho; Educação Profissional e Tecnológica; Cultura corporal; Projeto Integrador. | - |
Título: dc.title | Corpo e conhecimento: práticas integradoras a partir da Educação Física ISBN: 978-65-00-30876-1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação_Fabiana.pdf | 11,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603284/2/dissertação_Fabiana.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons