Guia Teoria das Marés

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Olívia Gabrielly Laranjeira-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, Eduardo Cardoso-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, Beatriz Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-28T14:49:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-28T14:49:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-28-
identificador: dc.identifier.otherGuia Teoria das Maréspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603283-
Resumo: dc.description.abstractEsta publicação faz parte da pesquisa de mestrado intitulada “Promoção de saúde na escola: a Teoria das Marés como prevenção e suporte aos transtornos de ansiedade em estudantes do Ensino Médio Integrado”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) – Campus Benedito Bentes, sob orientação dos professores Eduardo Cardoso Moraes e Beatriz Medeiros de Melo. Trata-se de um guia desenvolvido a partir da metodologia da pesquisa-ação, a qual proporciona uma compreensão de crenças, valores, opiniões e interpretações dos adolescentes acerca de sua forma de viver, pensar e sentir, que condiz com os processos e fenômenos sociais nos quais estão inseridos e envolvidos (THIOLLENT, 2009). Para elaborá-lo usou-se como referência os trabalhos desenvolvidos com o Modelo das Marés e criado por Phil Barker e Poppy Buchanan-Barker, para cuidados em saúde mental, que se caracteriza pelo respeito às histórias de cada indivíduo, que cuida “com” em vez de cuidar “de” e que presta uma assistência genuinamente colaborativa. A reflexão que as pessoas fazem sobre suas experiências, ao utilizarem a Teoria das Marés, traz como benefício a consciência de si mesmo e do mundo, e além da promoção de consciência, os instrumentos desenvolvem também progresso linguístico, já que todos os materiais são escritos pela própria pessoa, autoconhecimento, autoexame e a materialização de um trabalho multiprofissional em que profissionais da saúde e da educação compartilham experiências de cuidado. O guia traz como conteúdo a apresentação da Teoria das Marés, no primeiro capítulo, em que se aponta a analogia do modelo com a vivência humana; o segundo capítulo discute os compromissos e competências que os profissionais precisam ter para trabalhar com esta abordagem e explica a utilização do modelo das marés na prática, por meio de instrumentos que sistematizam a assistência de enfermagem em saúde mental – Avaliação Holística, Sessões de um para um, Avaliação Monitorada e o Plano de Segurança Pessoal. A terceira seção explana os Trabalhos em grupo, em que são dadas orientações e sugestões para a realização da dinâmica em grupo. O quarto capítulo – A construção de pontes o papel da enfermagem – retrata como ocorre a aplicação do Processo de Enfermagem e a Sistematização da Assistência na Teoria das Marés; e, no último tópico é simulado um atendimento de enfermagem com base no Modelo das Marés.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das maréspt_BR
Título: dc.titleGuia Teoria das Maréspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons