Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mélo, Thaísa Martins Porto Souza de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, André Suêldo Tavares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-27T18:31:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-27T18:31:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Oficinas de educação alimentar e nutricional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603281 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com um sentimento pleno de realização e de responsabilidade social que compartilho este material didático fruto da pesquisa de mestrado intitulada Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Campus Batalha – IFAL, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal), sob orientação do Prof. Dr. André Suêldo Tavares de Lima. Este material foi produzido a partir de práticas pedagógicas dentro de uma perspectiva dialógica e problematizadora com compromisso de instrumentalizar ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) entre os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar do IFAL - Campus Batalha, no intuito de contribuir para a efetivação da educação integral, politécnica e omnilateral, no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). Este e-book é o resultado da sistematização das oficinas que foram aplicadas entre os/as estudantes do 3° ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria em colaboração com docentes das disciplinas de Gestão de Resíduos, Matemática, Biologia e Química, com vistas a promover a inserção de temas transversais entre as diversas disciplinas ofertadas no Campus Batalha na finalidade de abordar o sistema alimentar na sua integralidade, transcendendo para debates plurais sobre a necessidade urgente de sensibilizar toda a comunidade acadêmica para formas sustentáveis em toda a cadeia produtiva de alimentos. O trabalho, em tela, representa um ato de resistência ao sistema agroalimentar moderno, que se apresenta como um dos maiores responsáveis pelo desequilíbrio ambiental do planeta. E destina-se, fundamentalmente, a promover diálogos e busca de alternativas para a promoção de um sistema agrícola mais sustentável na produção, na distribuição, no consumo e na destinação final dos alimentos, alçando todas as pessoas envolvidas neste processo a patamares de mudanças para hábitos de vida saudáveis nos contextos ambientais e socioculturais. Desse modo, na contracorrente da visão pragmatista e alienada de uma educação alicerçada na ideologia neoliberal, as oficinas se materializaram dentro de um projeto educativo emancipatório a partir de ações baseadas no desenvolvimento ecológico e socialmente sustentável. As ações se cristalizaram entre o público-alvo da pesquisa por meio de diálogos voltados para a importância da redução do desperdício de alimentos produzidos no refeitório do IFAL-Campus Batalha e seu (re)aproveitamento com práticas de compostagem em escalas doméstica e institucional. Além disso, ansiamos lançar sementes de reflexão em toda a comunidade acadêmica para que possamos espalhar essas narrativas para além dos “muros” do IFAL com vistas ao desenvolvimento local e regional, no intuito de potencializar o processo de transformação social de forma significativa. Boas e frutíferas reflexões a todos, todas e todes! | - |
Tamanho: dc.format.extent | 92.247KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | PNAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Título: dc.title | Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Oficinas de Alimentação Escolar_Versão Final.pdf | E-book - Oficinas Alimentação Escolar | 92,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603281/4/Oficinas de Alimentação Escolar_Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons