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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Magalhães, Walena de Almeida Marçal | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-27T13:34:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-27T13:34:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-27 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603260 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A obra "Música: Práticas inovadoras e registros culturais" tem como foco compartilhar com os leitores reflexões em torno da Música, como área de conhecimento e uma das expressões da Arte, a partir de práticas relevantes e inovadoras e os diversos registros dentro da musicologia, que enriqueçam a história da música passada ou presente. O objetivo da obra é a compreensão a respeito dos processos e contextos das experiências e histórias musicais compartilhadas no livro, o que possibilita o enriquecimento de bases teóricas para futuros relatos, bem como contribuições à empiria, ao apresentar subsídios para a replicação das pesquisas aqui descritas, em outros contextos e variantes. O primeiro capítulo descreve, de um ponto de vista interdisciplinar entre Música e Ambiente, a biografia de um cantador e compositor da Amazônia brasileira: Nilson Chaves e procurar trazer o registro da importante cultura amazônica para a musicologia brasileira. No segundo capítulo o leitor será remetido a um gênero musical cujo desenvolvimento foi fortalecido na Alemanha e nasceu como resposta à herança cultural de um país com história de guerra e ideologia política ultraconservadora, e aponta como o Krautrock, apesar de não ser uma música da chamada massmídia, deixou um legado que repercute na música popular global, mesmo 50 anos após o seu surgimento. O capítulo três traz registros de dados históricos sobre a Fundação Municipal de Artes de Montenegro, na região Sul do Brasil, como fruto de levantamento documental no recorte temporal de 2017 a 2020. O estudo aponta as contribuições da Instituição para a educação musical brasileira, especialmente a nível local e regional. O capítulo quatro trata da formação do músico de banda, num recorte da Banda Waldemar Henrique, da cidade de Marabá – Pará. Busca descrever a formação musical inicial de seus instrumentistas, onde ocorre a iniciação musical dos mesmos, numa importante contribuição para a história educação musical no Brasil, e das bandas, como ferramenta para tal. No quinto capítulo, temos uma apresentação de experiência de educação musical com o método Suzuki, desenvolvido no Japão, mas muito replicado em todo o mundo, inclusive no Brasil, apontado sua aplicabilidade num estudo de caso com crianças de 0 a 3 anos, não só no sentido da ludicidade, mas na cognição efetiva dos conteúdos musicais e de outros aspectos importantes para o desenvolvimento infantil. A expectativa é de que esta obra sirva de inspiração e atualização para seus leitores, uma pausa reflexiva no accelerando do cotidiano de músicos e de todos quantos se interessarem pelo tema. Uma boa degustação musical a todos! | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Culturais | pt_BR |
| Título: dc.title | Música: Práticas inovadoras e registros culturais (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Música Práticas inovadoras e registros culturais.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603260/1/Música Práticas inovadoras e registros culturais.pdfDownload |
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