Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | França, Analucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz-Neto, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-23T21:02:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-23T21:02:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603169 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática foi idealizada a partir do modelo de Sequência Didática apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para trabalhar gêneros textuais orais e escritos. Por se tratar do relatório técnico cientifico, um gênero textual secundário, que tem suas particularidades, as etapas sugeridas na proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) foram adaptadas de acordo com os elementos textuais que compõem o gênero relatório técnico científico. É importante destacar que esta sequência didática não está voltada especificamente para a redação científica, mas para a produção de cada elemento textual do relatório técnico científico abarcando os aspectos inerentes a esses elementos, apresentando de maneira teórica e prática todas as suas características através das atividades sugeridas na etapa dos módulos. No que diz respeito a sua estrutura, esta sequência didática está dividida em três capítulos: Capítulo 1 faz uma abordagem sobre o gênero textual relatório técnico científico e as principais dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à produção dos elementos textuais que compõem este gênero. O capítulo 2 apresenta o conceito e esquema de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O terceiro capítulo traz a materialização da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) adaptada para a produção do gênero textual relatório técnico científico. Cada etapa desta sequência didática apresenta seus objetivos, procedimentos, material de apoio como slides, vídeos instrutivos sobre cada elemento textual, ficha de avaliação, normativas e sugestões de vídeos para enriquecer ainda mais o assunto abordado. A etapa dos módulos está organizada de acordo com cada elemento textual do relatório técnico científico. Esperamos que este produto educacional possa contribuir com a temática em discussão, que seja utilizado não somente por profissionais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio como por qualquer professor da Educação Básica que deseje trabalhar o Gênero Textual Relatório Técnico Científico na busca de familiarizar o aluno a esse gênero textual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,57 MB (10.035.238 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática. Produção dos elementos textuais. Relatório Técnico Científico. | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científico.pdf | Sequência didática - Analucia França | 9.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603169/1/Sequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: