Sequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFrança, Analucia-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz-Neto, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-23T21:02:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-23T21:02:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-23-
identificador: dc.identifier.otherSequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603169-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática foi idealizada a partir do modelo de Sequência Didática apresentada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para trabalhar gêneros textuais orais e escritos. Por se tratar do relatório técnico cientifico, um gênero textual secundário, que tem suas particularidades, as etapas sugeridas na proposta de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) foram adaptadas de acordo com os elementos textuais que compõem o gênero relatório técnico científico. É importante destacar que esta sequência didática não está voltada especificamente para a redação científica, mas para a produção de cada elemento textual do relatório técnico científico abarcando os aspectos inerentes a esses elementos, apresentando de maneira teórica e prática todas as suas características através das atividades sugeridas na etapa dos módulos. No que diz respeito a sua estrutura, esta sequência didática está dividida em três capítulos: Capítulo 1 faz uma abordagem sobre o gênero textual relatório técnico científico e as principais dificuldades apresentadas pelos alunos quanto à produção dos elementos textuais que compõem este gênero. O capítulo 2 apresenta o conceito e esquema de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O terceiro capítulo traz a materialização da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) adaptada para a produção do gênero textual relatório técnico científico. Cada etapa desta sequência didática apresenta seus objetivos, procedimentos, material de apoio como slides, vídeos instrutivos sobre cada elemento textual, ficha de avaliação, normativas e sugestões de vídeos para enriquecer ainda mais o assunto abordado. A etapa dos módulos está organizada de acordo com cada elemento textual do relatório técnico científico. Esperamos que este produto educacional possa contribuir com a temática em discussão, que seja utilizado não somente por profissionais da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio como por qualquer professor da Educação Básica que deseje trabalhar o Gênero Textual Relatório Técnico Científico na busca de familiarizar o aluno a esse gênero textual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,57 MB (10.035.238 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática. Produção dos elementos textuais. Relatório Técnico Científico.pt_BR
Título: dc.titleSequência didática para auxiliar na produção dos elementos textuais do relatório técnico científicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos