Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrinco, Naicon de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-23T14:54:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-23T14:54:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603167-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho de pesquisa aborda o ensino da experiência histórica romana a partir de narrativas do tempo presente, em diálogo à mobilização dos conceitos de reforma agrária e cidadania. Problematizamos o método de ensino frente ao fenômeno da expansão da cibercultura e como este têm direcionado os olhares dos jovens discentes da educação básica no entendimento dos fatos históricos. Nesse contexto foi identificado, em turmas do 6º ano do Colégio Municipal Elza Ibrahim, na cidade de Macaé/RJ, que 93% dos jovens pesquisados tem acesso ao ciberespaço e interagem principalmente com o YouTube. Ademais, discutimos o impacto destes resultados na prática em sala de aula pela ótica de referenciais do campo da Educação. No campo da Teoria da História é articulado a mobilização de conceitos e habilidades históricas em conjunto aos fatos históricos, mediadas pela operação narrativa. Fundamentado nas discussões teóricas há uma sequência didática que culmina com a construção de narrativas audiovisuais no game Gacha Life pelos alunos em três tempos e espaços: Roma no século II a.C., a formação do MST na década de 1980 no Brasil e a atuação do MST na década de 2010 em Macaé – desenvolvida nas duas turmas participantes da pesquisa. Os vídeos animações produzidos pelos alunos encontram-se hospedados em endereço eletrônico no YouTube.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.795 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReforma agráriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRomapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons