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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brinco, Naicon de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-23T14:54:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-23T14:54:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603167 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa aborda o ensino da experiência histórica romana a partir de narrativas do tempo presente, em diálogo à mobilização dos conceitos de reforma agrária e cidadania. Problematizamos o método de ensino frente ao fenômeno da expansão da cibercultura e como este têm direcionado os olhares dos jovens discentes da educação básica no entendimento dos fatos históricos. Nesse contexto foi identificado, em turmas do 6º ano do Colégio Municipal Elza Ibrahim, na cidade de Macaé/RJ, que 93% dos jovens pesquisados tem acesso ao ciberespaço e interagem principalmente com o YouTube. Ademais, discutimos o impacto destes resultados na prática em sala de aula pela ótica de referenciais do campo da Educação. No campo da Teoria da História é articulado a mobilização de conceitos e habilidades históricas em conjunto aos fatos históricos, mediadas pela operação narrativa. Fundamentado nas discussões teóricas há uma sequência didática que culmina com a construção de narrativas audiovisuais no game Gacha Life pelos alunos em três tempos e espaços: Roma no século II a.C., a formação do MST na década de 1980 no Brasil e a atuação do MST na década de 2010 em Macaé – desenvolvida nas duas turmas participantes da pesquisa. Os vídeos animações produzidos pelos alunos encontram-se hospedados em endereço eletrônico no YouTube. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11.795 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma agrária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Roma | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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NAICON DE S BRINCO-PROFHISTORIA-UERJ.pdf | 11.79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603167/2/NAICON DE S BRINCO-PROFHISTORIA-UERJ.pdfDownload |
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