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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marins, Monique Magalhães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-23T14:46:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-23T14:46:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Todo dia é dia de índio. Que índio? | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/603166 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O ano de 2020 e mais de dez anos se passaram desde a implementação da Lei nº 11.645 de março de 2008, que determina a obrigatoriedade do estudo da história, cultura afrobrasileira e indígena nas escolas do Brasil. Este trabalho analisa o que mudou no que se refere ao ensino dessa temática na última década, assim como representamos nossos índios ainda hoje. Para isso, a ideia é trabalhar com o que é lembrado e o que se tornou esquecido quando se refere à temática indígena e se há uma política de memória por trás dessas comemorações e representações. Problematizo também se o nosso currículo escolar incentiva esse tipo de reflexão crítica e se nossos alunos são potenciais construtores de um conhecimento histórico, que reestruture essa maneira de pensar, através da chave epistemológica decolonial. Portanto, este trabalho tem por objetivo pensar, analisar e discutir essas questões levantadas a partir do dia 19 de abril, “Dia do Índio”, uma data simbólica e significativa para a temática indígena. Tal processo teórico-metodológico será realizado por meio de intervenções e oficinas pedagógicas, criadas por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II (e por mim supervisionadas), a fim de ressignificar o Dia do Índio para os alunos que cursam o Fundamental I. Tais oficinas foram elaboradas e desenvolvidas numa escola particular da cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3.460 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Dia do Índio | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidades | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
| Título: dc.title | Todo dia é dia de índio. Que índio? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Monique Marins PROFHISTORIA UERJ Arquivo final .pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/603166/2/Monique Marins PROFHISTORIA UERJ Arquivo final .pdfDownload |
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