PALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA Sugestões para a revisão do conteúdo Funções Oxigenadas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula Mesquita de-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcelino Jr, Cristiano de Almeida Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-17T22:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-17T22:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherProduto didático_Ana Paula Mesquita de Araújopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602853-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional traz sugestões teórico-metodológicas para subsidiar o trabalho de professores interessados no ensino-aprendizagem de um importante conteúdo do currículo químico do Ensino Médio: as Funções Orgânicas Oxigenadas. Voltadas particularmente às funções álcool, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico e éster, as propostas aqui apresentadas se direcionam à utilização de estratégias baseadas na construção de um jogo didático de palavras cruzadas temáticas. A atratividade e o potencial desse tipo de estratégia direcionaram o nosso interesse para a realização de uma pesquisa sobre a utilização de palavras cruzadas no ensino-aprendizagem de Funções Orgânicas Oxigenadas, dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Na oportunidade, ratificamos a potencialidade desse tipo de jogo no ensino-aprendizagem de Química. As Funções Orgânicas Oxigenadas têm se constituído como um conhecimento historicamente valorizado pela comunidade química. Esse conteúdo foi incorporado aos currículos dos diversos níveis de ensino, conforme acontece na Química escolar. No entanto, apesar das diferentes características e propriedades exibidas pelas substâncias orgânicas oxigenadas estarem presentes em variados contextos, verifica-se que no cotidiano escolar, geralmente, muitos estudantes apresentam dificuldades em reconhecê-las. Essas dificuldades são verificadas tanto em termos químico-representacionais quanto em relação às suas propriedades e aplicações. Várias estratégias e instrumentos didáticos têm sido empregados na busca por tornar o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo químico mais eficaz e mais interessante. Nas duas últimas décadas, cresceu o interesse quanto ao uso da ludicidade nessa direção, especialmente quanto à utilização de jogos didáticos, como é o caso das cruzadas. Os estudos difundidos na literatura sobre a utilização de palavras cruzadas no processo de ensino-aprendizagem são dedicados principalmente à análise de aspectos centrados na atividade da resolução de diagramas elaborados pelos professores. Aqui trataremos da contribuição de outra possibilidade: a elaboração e a resolução dessas palavras cruzadas pelos próprios estudantes, dentro de atividades voltadas à revisão desse conteúdo químico. O objetivo é dar maior significância a esse conteúdo por meio de estratégias nas quais os estudantes se tornem mais protagonistas por suas aprendizagens e que se motivem para o estudo da Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent770 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFunções Orgânicas Oxigenadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevisão do conteúdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPalavras cruzadaspt_BR
Título: dc.titlePALAVRAS CRUZADAS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA Sugestões para a revisão do conteúdo Funções Oxigenadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de dissertação de mestradopt_BR
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