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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Elisa Defelippe Durso Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-17T14:30:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-17T14:30:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | "Bebel", "sujeito-homem", "menor", tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602821 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é um relato autobiográfico sobre a experiência de dar aulas de História para adolescentes acusados de cometerem atos infracionais que, por estarem cumprindo medida socioeducativa de internação, encontram-se em situação de privação de liberdade. A vivência de aproximadamente três anos atuando como educadora voluntária em uma unidade de internação gerou curiosidades sobre como esses jovens lidam com o tempo. Tais inquietações ganharam rigor teórico e metodológico a ponto de se transformarem nesta dissertação. Para tal, foi importante entender o perfil dos alunos participantes dessa pesquisa: jovens, negros de baixa escolaridade e com alguma experiência delituosa. O fato de terem tido uma escolaridade irregular contribuiu para que eles não tenham sido, na idade adequada, estimulados a pensar, formalmente, sobre as relações que envolvem o passado-presente-futuro. Isso não significa, no entanto, que não tenham criado mecanismos próprios em lidar com o tempo, privados de liberdade ou não. A fim de refletir sobre como isso se deu, as minhas aulas de História passaram a ser um espaço para sistematizar e organizar uma discussão sobre o tempo. Esta pesquisa propôs e analisou cinco atividades pedagógicas que foram aplicadas em uma turma específica de jovens internados, entre os meses de março a julho de 2019. Tais oportunidades de aprendizagem foram pensadas com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre o tempo, tema transversal de toda a pesquisa. Através das produções discentes, do dia-a-dia da internação, da categoria tempo e das possíveis ilações com o ensino de História e a Teoria da História, o produto final, esta dissertação, foi produzido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.037 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem em espaços não formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
Título: dc.title | "Bebel", "sujeito-homem", "menor" e tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Elisa Defelippe Durso Martins Silveira profhistoria UERJ.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602821/2/Elisa Defelippe Durso Martins Silveira profhistoria UERJ.pdfDownload |
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