"Bebel", "sujeito-homem", "menor" e tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Elisa Defelippe Durso Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-17T14:30:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-17T14:30:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.other"Bebel", "sujeito-homem", "menor", tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602821-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é um relato autobiográfico sobre a experiência de dar aulas de História para adolescentes acusados de cometerem atos infracionais que, por estarem cumprindo medida socioeducativa de internação, encontram-se em situação de privação de liberdade. A vivência de aproximadamente três anos atuando como educadora voluntária em uma unidade de internação gerou curiosidades sobre como esses jovens lidam com o tempo. Tais inquietações ganharam rigor teórico e metodológico a ponto de se transformarem nesta dissertação. Para tal, foi importante entender o perfil dos alunos participantes dessa pesquisa: jovens, negros de baixa escolaridade e com alguma experiência delituosa. O fato de terem tido uma escolaridade irregular contribuiu para que eles não tenham sido, na idade adequada, estimulados a pensar, formalmente, sobre as relações que envolvem o passado-presente-futuro. Isso não significa, no entanto, que não tenham criado mecanismos próprios em lidar com o tempo, privados de liberdade ou não. A fim de refletir sobre como isso se deu, as minhas aulas de História passaram a ser um espaço para sistematizar e organizar uma discussão sobre o tempo. Esta pesquisa propôs e analisou cinco atividades pedagógicas que foram aplicadas em uma turma específica de jovens internados, entre os meses de março a julho de 2019. Tais oportunidades de aprendizagem foram pensadas com o objetivo de estimular os alunos a refletirem sobre o tempo, tema transversal de toda a pesquisa. Através das produções discentes, do dia-a-dia da internação, da categoria tempo e das possíveis ilações com o ensino de História e a Teoria da História, o produto final, esta dissertação, foi produzido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.037 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem em espaços não formaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTempopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
Título: dc.title"Bebel", "sujeito-homem", "menor" e tempo: juventude, liberdade e experiências de ensino de História na socioeducaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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