A aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & histórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira Junior, Diogenes Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-17T13:40:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-17T13:40:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & históriaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602819-
Resumo: dc.description.abstractO jogo Tempos & histórias foi desenvolvido como um material pedagógico que integra conceitos, conteúdos e metodologias para colaborar com o aprendizado escolar nas áreas do conhecimento que envolvem a História, assim como possibilitar o desenvolvimento de habilidades através da ludicidade, na busca de fortalecer o compromisso no ensino de História na direção de uma cidadania voltada para os valores democráticos e de reconhecimento da diversidade no processo educacional. Como material didático para as aulas em História, o jogo Tempos & histórias entrelaça as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular, sobretudo para as turmas de 6º ano do ensino fundamental anos finais, com referências do campo da Teoria da História, integração crítica entre a produção acadêmica e a prática docente na educação básica. Na busca da consecução desse objetivo, tematizamos especialmente as relações entre tempo e história, o debate acerca das habilidades na Base Nacional Comum Curricular e, por fim, detalhamos as implicações referentes a jogabilidade de Tempos & histórias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8.602 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBNCCpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemporalidadespt_BR
Título: dc.titleA aula como uma batalha de textos: a teoria e o ensino de História através do jogo Tempos & históriaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons