Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Carmo, Tânia do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-16T17:16:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-16T17:16:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602805 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A formação inicial é um período propício para estudos, discussões, reflexões, desenvolvimento e disseminação de novas ações pedagógicas que podem estimular os alunos a compreenderem inúmeras formas de ver o mundo e suas interações, sociais, políticas, econômicas e culturais. A escolha pela temática, formação inicial de professores de Química, pode ser explicada devido à pouca procura que o curso de licenciatura em Química tem tido e a necessidade de compreender como os futuros professores percebem a profissão desde o ingresso na licenciatura até sua conclusão. Para esta investigação adotou-se a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici para o entendimento das possíveis representações sociais compartilhadas entre os licenciandos e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin para exploração, análise, investigação, diagnóstico e reflexão do material que se constitui como corpus desta pesquisa. A estrutura desta obra se divide em cinco capítulos: o primeiro capítulo intitulado A Teoria das Representações Sociais, aborda a teoria que fundamentou esta investigação. O referido capítulo permeou a origem das RS, dando especial atenção para a abordagem feita por Moscovici (1961), abordando seus dois princípios: uma natureza convencional e uma natureza prescritiva e, ainda os dois universos em que as representações sociais são formadas: universo consensual e o universo reificado. No segundo capítulo – Formação docente: as abordagens do processo, foram apresentadas as principais abordagens que norteiam a formação inicial docente: Abordagem tradicional, Abordagem da redescoberta, Abordagem tecnicista, Abordagem humanista/personalista, Abordagem construtivista, Abordagem sociocultural e a Abordagem prática/prática reflexiva. A metodologia, está delineada no terceiro capítulo: O Percurso Metodológico, onde foram apresentados a abordagem da pesquisa, bem como os instrumentos/técnicas de recolha e análises dos dados. O quarto capítulo congregou os Resultados e discussões, realizados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). As inferências realizadas tiveram como base alguns dos principais referenciais da TRS e da formação de professores. Por fim, compreendendo que não se trata de um assunto concluído, no quinto capítulo, Considerações finais, foram discorridas algumas reflexões acerca de pontos centrais das discussões realizadas, que contribuíram para delinear respostas previamente constituídas quando da elaboração desta pesquisa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | pt_BR |
Título: dc.title | A formação inicial em química: Um estudo das representações sociais de ingressantes e concluintes (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: