Júri simulado: Uma proposta metodológica para o ensino da Termoquímica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorPaiva, Larissa Guimarães Paiva-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Alda Ernestina dos-
Autor(es): dc.contributor.authorTamiasso-Martinhon, Priscila-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fabrício Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Célia Regina Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-15T18:37:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-15T18:37:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-
identificador: dc.identifier.otherJúri simulado: Uma proposta metodológica para o ensino da termoquímica.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602800-
Resumo: dc.description.abstractEsta Cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Larissa Guimarães Paiva, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este material apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica, a ser aplicada em turmas do Ensino Médio empregando o júri simulado como Metodologia Ativa de Aprendizagem (MAA), a partir da contextualização de um fato real, que originou uma explosão no porto de Beirute (Líbano), causada pelo nitrato de amônio (NH4NO3). A SD proposta possibilita a participação dos estudantes de forma ativa, cabendo ao docente o papel de organizar, orientar e auxiliar em cada etapa da sequência. Para a aplicação da SD proposta, sugere-se ao docente uma abordagem metodológica contextualizada do conteúdo de Termoquímica, que engloba conceitos sobre calorimetria, reações exotérmicas e endotérmicas, entalpia e equação termoquímica a serem desenvolvidos em turmas do 3º ano do Ensino Médio, por meio de atividades envolvendo a realização de cinco encontros de 1 hora e 40 minutos cada, totalizando 10 aulas de 50 minutos. Esperamos que a aplicação da SD proposta possa ajudar os estudantes a desenvolverem a autonomia e o senso crítico, exercendo de forma mais consciente o papel de cidadão na sociedade. Ao docente, desejamos que este material possa lhe auxiliar na abordagem do conteúdo de Termoquímica, e que ambos consigam desenvolver um ensino-aprendizagem de Química de forma mais agradável e prazerosa.-
Tamanho: dc.format.extent1547KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectJúri simulado-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectTermoquímica-
Palavras-chave: dc.subjectNitrato de amônio-
Título: dc.titleJúri simulado: Uma proposta metodológica para o ensino da Termoquímica.-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseLICENCIATURA EM QUÍMICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICA XII-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons