Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Luzia Guacira dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-15T12:46:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-15T12:46:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Inclusiva: diálogo entre teoria e prática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602782 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta obra, Educação Inclusiva: diálogos entre teoria e prática, que traz como eixo temático norteador a inclusão escolar de estudantes com deficiência no ensino comum, tem como objetivo principal reunir capítulos de dissertações, cujos projetos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN e concluídos no período de 2010 a 2019, sob nossa orientação e vinculados a projetos na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão em contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O livro está organizado em duas partes. Na primeira, encontram-se quatro capítulos que focam o diálogo teórico em torno de práticas pedagógicas junto a alunos com deficiência visual, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior. Na segunda parte, em cinco capítulos, o foco dialógico entre teoria e prática concentra-se nos segmentos do Ensino Infantil e da Educação de Jovens e Adultos, em torno de crianças e adolescentes com deficiência visual e outras deficiências. A primeira parte principia com um capítulo que é fruto do Plano de Capacitação Profissional Ensinar alunos que não dispõem da Visão: as tarefas dos Professores, da organizadora dessa obra, realizado no período de novembro 2016 a abril de 2017, cujo objetivo foi aprofundar estudos realizados durante o pós-doutorado na área dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. O capítulo, portanto, discute, a partir de literatura estrangeira, a didática da multissensorialidade como fator de diálogo entre o ensino e a aprendizagem de estudantes cegos e com baixa visão. Nos oito capítulos seguintes apresentamos caminhos trilhados por estudantes com síndrome de Down, cegos, com baixa visão, com paralisia cerebral e deficiência intelectual e seus professores, em sala de aula comum, da Educação Básica ao Ensino Superior. Dessa forma, mostramos por meio do diálogo entre a teoria e a prática as possibilidades e potencialidades que tais estudantes apresentam quando instigados ao aprendizado, tendo considerados seus modos de ser e de aprender em contextos em que o diálogo, a reflexão, a interação, a participação e a colaboração se fazem presentes. Esperamos que você, leitor (a), compreendendo os pressupostos sob os quais se desenvolveu cada capítulo deste livro, aprofunde leituras e leve para a sua prática pedagógica a possibilidade de estabelecer redes dialógicas formativas que gerem ações afirmativas as quais assegurem o direito de cada criança, jovem ou adulto em condição de deficiência a aprender nas convivências dialógica e colaborativa do cotidiano escolar comum. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.417KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Especial - Prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Inclusiva: diálogos entre teoria e prática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Educação Inclusiva_diálogo entre teoria e prática.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602782/2/Livro Educação Inclusiva_diálogo entre teoria e prática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons