Educação Inclusiva: diálogos entre teoria e prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Luzia Guacira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-15T12:46:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-15T12:46:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-09-
identificador: dc.identifier.otherEducação Inclusiva: diálogo entre teoria e práticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602782-
Resumo: dc.description.abstractEsta obra, Educação Inclusiva: diálogos entre teoria e prática, que traz como eixo temático norteador a inclusão escolar de estudantes com deficiência no ensino comum, tem como objetivo principal reunir capítulos de dissertações, cujos projetos foram aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN e concluídos no período de 2010 a 2019, sob nossa orientação e vinculados a projetos na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão em contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O livro está organizado em duas partes. Na primeira, encontram-se quatro capítulos que focam o diálogo teórico em torno de práticas pedagógicas junto a alunos com deficiência visual, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior. Na segunda parte, em cinco capítulos, o foco dialógico entre teoria e prática concentra-se nos segmentos do Ensino Infantil e da Educação de Jovens e Adultos, em torno de crianças e adolescentes com deficiência visual e outras deficiências. A primeira parte principia com um capítulo que é fruto do Plano de Capacitação Profissional Ensinar alunos que não dispõem da Visão: as tarefas dos Professores, da organizadora dessa obra, realizado no período de novembro 2016 a abril de 2017, cujo objetivo foi aprofundar estudos realizados durante o pós-doutorado na área dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. O capítulo, portanto, discute, a partir de literatura estrangeira, a didática da multissensorialidade como fator de diálogo entre o ensino e a aprendizagem de estudantes cegos e com baixa visão. Nos oito capítulos seguintes apresentamos caminhos trilhados por estudantes com síndrome de Down, cegos, com baixa visão, com paralisia cerebral e deficiência intelectual e seus professores, em sala de aula comum, da Educação Básica ao Ensino Superior. Dessa forma, mostramos por meio do diálogo entre a teoria e a prática as possibilidades e potencialidades que tais estudantes apresentam quando instigados ao aprendizado, tendo considerados seus modos de ser e de aprender em contextos em que o diálogo, a reflexão, a interação, a participação e a colaboração se fazem presentes. Esperamos que você, leitor (a), compreendendo os pressupostos sob os quais se desenvolveu cada capítulo deste livro, aprofunde leituras e leve para a sua prática pedagógica a possibilidade de estabelecer redes dialógicas formativas que gerem ações afirmativas as quais assegurem o direito de cada criança, jovem ou adulto em condição de deficiência a aprender nas convivências dialógica e colaborativa do cotidiano escolar comum.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.417KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Inclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Especial - Práticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleEducação Inclusiva: diálogos entre teoria e práticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons