Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Eliana Lopes da Silva Medeiros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-14T15:03:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-14T15:03:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AGROECOLOGIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602768 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como uma tentativa de superar o modelo tradicional de ensino e a compartimentação dos conteúdos que privilegiam os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade sem refletir a realidade, colocando os estudantes cada vez mais distantes de intervir no seu meio, esta dissertação descreve o processo de elaboração e avaliação de uma sequência didática para o curso Técnico de Educação Profissional em Agroecologia. Nessa perspectiva, partindo da compreensão de que as Metodologias Ativas podem propiciar a percepção da realidade a partir do estudo de um problema, de um fenômeno ou de processo de trabalho relacionado aos conhecimentos científicos e aos saberes populares, e, além disso, contribuir com as diferentes dimensões políticas, sociais, culturais e técnicas, foi constatado que a abordagem tem demonstrado resultados satisfatórios em pesquisas no âmbito educacional, pois possibilita a adequação em diferentes contextos, principalmente, por estar estruturada em ciclos investigativos que envolvem processos de resolução de problema, geração de hipóteses, levantamento de análise de dados, construção de afirmações baseadas em evidências, comunicação dos resultados e desenvolvimento de habilidades argumentativas. O estudo foi realizado no Centro Territorial da Educação Profissional Chapada Diamantina II, localizado no município de Morro do Chapéu, Bahia, que oferta matrícula para os cursos técnicos de nível médio e na forma subsequente, quando identificada a ausência de material de apoio pedagógico para os professores que compunham o núcleo dos componentes curriculares da formação profissional. Para tanto, foram utilizados como base para a elaboração deste trabalho os conceitos de Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva de uma formação humana e emancipatória, de Metodologias Ativas, de Ensino por Investigação e de ensino híbrido. A Sequência Didática foi elaborada seguindo as orientações teórico-metodológicas dos objetivos de aprendizagem conceituais, procedimentais e atitudinais, explicitando as intenções educativas, assim como as referências quanto à construção das etapas da sequência. Ademais, a pesquisa foi delineada pela utilização dos instrumentos para produção e análise dos dados – entrevista e questionário –, ancorada em uma análise de natureza qualitativa com fundamentos da Fenomenologia. No âmbito desta pesquisa, a sequência didática proposta foi planejada para o curso Técnico em Agroecologia, para o componente curricular Economia Solidária, passando pela avaliação de especialistas pesquisadores na temática proposta – as Metodologias Ativas – e por professores dos componentes curriculares da formação profissional. Os resultados apontam para a relevância do tema na formação de estudantes da educação profissional de nível médio, além da possibilidade da sua aplicação em diferentes contextos. Ademais, a SD pode ser utilizada como instrumento de formação inicial e continuada, articulada à prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento profissional, para a reflexão e a inter-relação entre teoria e prática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Economia Solidária. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AGROECOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT - Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Eliana - Dissertação Completa 13-09-21.pdf | Dissertação | 5,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602768/2/Eliana - Dissertação Completa 13-09-21.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: