Uma Proposta para o Estudo de Geometria Espacial na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Eber Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Elisabeth Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-13T22:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-13T22:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
identificador: dc.identifier.otherUma Proposta Pedagógica para o Estudo de Geometria Espacial na EJA: Explorando Sólidos Geométricos com o Auxílio do Software de Geometria Dinâmica GeoGebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602739-
Resumo: dc.description.abstractEste livro digital interativo é baseado em partes de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFG). Intitulado “Geometria Espacial na EJA: Uma Proposta de ensino à luz do Modelo van Hiele com auxílio do Software de Geometria Dinâmica GeoGebra”, o TCC supracitado consiste em uma pesquisa bibliográfica e versa sobre alguns desafios e possibilidades para o ensino e aprendizagem de Geometria Espacial na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante do descaso com o ensino da geometria escolar, da escassez de materiais pedagógicos especificamente elaborados para a EJA e da falta de sentido que os alunos da EJA demonstram perceber na forma como os conteúdos geométricos normalmente são ensinados na escola, nos propomos a elaborar e disponibilizar ao caro aluno da EJA, e a quem mais se interessar, um material que os auxilie na compreensão de tão importantes conteúdos de um modo que os faça perceber a beleza da Geometria enquanto ciência primordial para a compreensão do mundo que nos cerca. Nesse sentido, essa proposta traz algumas orientações importantes para o estudo de sólidos geométricos, mais especificamente direcionadas a alunos que não tiveram a oportunidade para se aprofundar no estudo de Geometria Espacial, tratando esses assuntos de maneira leve, envolvente e de fácil compreensão, com uma linguagem simples e detalhada, proporcionando ao leitor as condições necessárias para o estudo, valorizando seus conhecimentos prévios, respeitando seus níveis de pensamento geométrico e lhe permitindo participar ativamente da construção do próprio conhecimento, de modo que a aprendizagem seja, de fato, significativa. A essência dessa obra é uma proposta pedagógica com exemplos de atividades no GeoGebra 3D, que o leitor pode propor ao seu professor explorar durante as aulas, caso ache conveniente, e ainda terá a rica oportunidade de estudar em casa e aprimorar seus conhecimentos, principalmente em tempos nos quais o acesso presencial à escola não está tão fácil, como a exemplo da fase pandêmica na qual nosso país e o mundo momentaneamente se encontram.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,84 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Geométricopt_BR
Título: dc.titleUma Proposta para o Estudo de Geometria Espacial na EJApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Uma Proposta Pedagógica para o Estudo de Geometria Espacial na EJA_Eber Oliveira Silva.pdfProposta de atividades para estudo de Geometria Espacial com auxílio do Software de geometria dinâmica GeoGebra10.21 MBAdobe PDF/bitstream/capes/602739/1/Uma Proposta Pedagógica para o Estudo de Geometria Espacial na EJA_Eber Oliveira Silva.pdfDownload