
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | - | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Maria Cecilia Dias Da | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-13T12:23:29Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-13T12:23:29Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-29 | - | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602734 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação surgiu a partir de uma intervenção pedagógica em uma escola pública do município de Osasco (SP), e adotou como objetivo principal a organização de um Laboratório Didático de Pesquisa Social no ensino médio. A proposta foi desenvolvida no âmbito da disciplina de sociologia e procurou envolver professores e gestão escolar em favorecimento à contextualização do currículo, interdisciplinaridade, educação científica e aprendizagem colaborativa. As ações pedagógicas foram fundamentadas em uma série de documentos oficiais indutores do currículo, em destaque considerou-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC),os temas contemporâneos transversais, ressignificados com o uso dos conceitos saúde coletiva e território. A perspectiva que subsidiou a organização de uma circunstância de produção de conhecimento situado e colaborativo alinhou-se à noção de laboratório do comum, também denominado laboratório de inovação cidadã. A utilização da teoria histórico-cultural da atividade deu embasamento para a abordagem do processo ensino-aprendizagem, tanto no aspecto da organização da atividade de estudo a ser oferecida para o aluno, quanto no reconhecimento de estratégias plausíveis de orientar a organização interdisciplinar do trabalho docente no contexto escolar, desde que uma ação interventiva seja de fato incorporada no projeto político pedagógico da escola. | - | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia (Ensino médio). | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino. | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural da atividade. | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - | 
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação. | - | 
| Título: dc.title | Laboratório Didático De Pesquisa Social No Ensino Médio: Intervenção Formativa E Atividade De Estudo | - | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - | 
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional | - | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons