Laboratório Didático De Pesquisa Social No Ensino Médio: Intervenção Formativa E Atividade De Estudo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Maria Cecilia Dias Da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-13T12:23:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-13T12:23:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-29-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602734-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação surgiu a partir de uma intervenção pedagógica em uma escola pública do município de Osasco (SP), e adotou como objetivo principal a organização de um Laboratório Didático de Pesquisa Social no ensino médio. A proposta foi desenvolvida no âmbito da disciplina de sociologia e procurou envolver professores e gestão escolar em favorecimento à contextualização do currículo, interdisciplinaridade, educação científica e aprendizagem colaborativa. As ações pedagógicas foram fundamentadas em uma série de documentos oficiais indutores do currículo, em destaque considerou-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC),os temas contemporâneos transversais, ressignificados com o uso dos conceitos saúde coletiva e território. A perspectiva que subsidiou a organização de uma circunstância de produção de conhecimento situado e colaborativo alinhou-se à noção de laboratório do comum, também denominado laboratório de inovação cidadã. A utilização da teoria histórico-cultural da atividade deu embasamento para a abordagem do processo ensino-aprendizagem, tanto no aspecto da organização da atividade de estudo a ser oferecida para o aluno, quanto no reconhecimento de estratégias plausíveis de orientar a organização interdisciplinar do trabalho docente no contexto escolar, desde que uma ação interventiva seja de fato incorporada no projeto político pedagógico da escola.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia (Ensino médio).-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural da atividade.-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação em educação.-
Título: dc.titleLaboratório Didático De Pesquisa Social No Ensino Médio: Intervenção Formativa E Atividade De Estudo-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons