Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Maria Cecilia Dias Da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-13T12:23:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-13T12:23:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação surgiu a partir de uma intervenção pedagógica em uma escola pública do município de Osasco (SP), e adotou como objetivo principal a organização de um Laboratório Didático de Pesquisa Social no ensino médio. A proposta foi desenvolvida no âmbito da disciplina de sociologia e procurou envolver professores e gestão escolar em favorecimento à contextualização do currículo, interdisciplinaridade, educação científica e aprendizagem colaborativa. As ações pedagógicas foram fundamentadas em uma série de documentos oficiais indutores do currículo, em destaque considerou-se na Base Nacional Curricular Comum (BNCC),os temas contemporâneos transversais, ressignificados com o uso dos conceitos saúde coletiva e território. A perspectiva que subsidiou a organização de uma circunstância de produção de conhecimento situado e colaborativo alinhou-se à noção de laboratório do comum, também denominado laboratório de inovação cidadã. A utilização da teoria histórico-cultural da atividade deu embasamento para a abordagem do processo ensino-aprendizagem, tanto no aspecto da organização da atividade de estudo a ser oferecida para o aluno, quanto no reconhecimento de estratégias plausíveis de orientar a organização interdisciplinar do trabalho docente no contexto escolar, desde que uma ação interventiva seja de fato incorporada no projeto político pedagógico da escola. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia (Ensino médio). | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural da atividade. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação em educação. | - |
Título: dc.title | Laboratório Didático De Pesquisa Social No Ensino Médio: Intervenção Formativa E Atividade De Estudo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Em Sociologia Em Rede Nacional | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons