A análise de um bairro dentro e fora da sala de aula: Bangu e seus espaços como recursos de aprendizagem em História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Anderson José Assis da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-10T20:49:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-10T20:49:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA análise de um bairro dentro e fora da sala de aula: Bangu e seus espaços como recursos de aprendizagem em História-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602700-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho busca, em meio a questões que envolvem desigualdades que caracterizam a cidade do Rio de Janeiro, refletir sobre possibilidades de utilização da história local de Bangu, um bairro da zona oeste suburbana da cidade, pela perspectiva da Educação Patrimonial. Procuramos refletir através da análise do bairro, suas marcas e referências, formulações de práticas pedagógicas que pudessem gerar representatividade e aprendizado no ensino de História. Com uma breve discussão sobre teoria dos currículos e direito à cidade para enfatizar a importância e necessidade de se pensar sobre a história da região suburbana da cidade do Rio de Janeiro, o projeto envolve também a busca por uma maior valorização desta região e de seus patrimônios, culminando com a apresentação de um roteiro do bairro a ser desenvolvido com a colaboração dos alunos de forma que a importância dos locais possa também ser trabalhada, com adaptações, para qualquer outra localidade escolar de outras localidades.-
Tamanho: dc.format.extent2.202 kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de História. Educação Patrimonial. História Local. Cotidiano Escolar. Educação Básica.-
Título: dc.titleA análise de um bairro dentro e fora da sala de aula: Bangu e seus espaços como recursos de aprendizagem em História-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons