Guia didático: "sentidos da EPT: vamos refletir"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Emerson Carlos da-
Autor(es): dc.contributor.authorDantas, Aleksandre Saraiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-10T16:02:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-10T16:02:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático: "sentidos da EPT: vamos refletir"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602681-
Resumo: dc.description.abstractO campo da Educação profissional e Tecnológica implícito à Educação Básica é acarretada por diversos desafios, entre os quais, destaca-se a deficiência na formação pedagógica específica para professores que atuam na EPT. Diante disso, esse material apresenta uma proposta formativa para esses docentes, visando amenizar as dificuldades nessa vertente. Essa formação divide-se em quatro módulos que buscam abranger desde o contexto histórico da formação docente até métodos que podem ser utilizados no âmbito da EPT; isso, com foco na incitação sobre a reflexão-crítica dos professores sobre a prática que desenvolvem nessa área. No primeiro modulo, discute-se paradigmas da formação de professores no cenário brasileiro com ênfase na formação docente para a Educação Profissional; no segundo módulo, debate-se as bases conceituais que sustentam o ensino na EPT nas perspectivas políticas, teóricas e práticas; no terceiro módulo, apresenta-se a pedagogia Histórico-crítica como aporte para prática docente na EPT, correlacionando-a a afinidade desta vertente pedagógica com os princípios filosóficos da Educação Profissional; no último módulo, trata-se sobre metodologias de ensino, com ênfase em Metodologias Ativas, buscando uma aproximação dessas como caminhos para o ensino na EPT. Ainda, ao longo da formação seguem-se proposições de atividades e questionários. Nessa expectativa, estrutura-se esse Guia Didático como ferramenta para utilização na formação de professores que estão atuando na EPT, em especial no Ensino Médio Integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,09MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionall e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação docentept_BR
Título: dc.titleGuia didático: "sentidos da EPT: vamos refletir"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons