Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Emerson Carlos da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dantas, Aleksandre Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-10T16:02:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-10T16:02:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático: "sentidos da EPT: vamos refletir" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602681 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O campo da Educação profissional e Tecnológica implícito à Educação Básica é acarretada por diversos desafios, entre os quais, destaca-se a deficiência na formação pedagógica específica para professores que atuam na EPT. Diante disso, esse material apresenta uma proposta formativa para esses docentes, visando amenizar as dificuldades nessa vertente. Essa formação divide-se em quatro módulos que buscam abranger desde o contexto histórico da formação docente até métodos que podem ser utilizados no âmbito da EPT; isso, com foco na incitação sobre a reflexão-crítica dos professores sobre a prática que desenvolvem nessa área. No primeiro modulo, discute-se paradigmas da formação de professores no cenário brasileiro com ênfase na formação docente para a Educação Profissional; no segundo módulo, debate-se as bases conceituais que sustentam o ensino na EPT nas perspectivas políticas, teóricas e práticas; no terceiro módulo, apresenta-se a pedagogia Histórico-crítica como aporte para prática docente na EPT, correlacionando-a a afinidade desta vertente pedagógica com os princípios filosóficos da Educação Profissional; no último módulo, trata-se sobre metodologias de ensino, com ênfase em Metodologias Ativas, buscando uma aproximação dessas como caminhos para o ensino na EPT. Ainda, ao longo da formação seguem-se proposições de atividades e questionários. Nessa expectativa, estrutura-se esse Guia Didático como ferramenta para utilização na formação de professores que estão atuando na EPT, em especial no Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,09MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissionall e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático: "sentidos da EPT: vamos refletir" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602681/2/Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons