LETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA LEITURA DO GÊNERO LITERÁRIO FICÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarregosa, Maria Cecilia de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José Osman-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-09-09T19:04:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-09-09T19:04:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-09-
identificador: dc.identifier.otherCLUBE DE LEITURA DE FICÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602674-
Resumo: dc.description.abstractO Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica descrito a seguir apresenta-se como uma proposta de intervenção pedagógica, um produto educacional categorizado como material didático e instrucional (CAPES, 2019), vinculado à dissertação de mestrado: Letramento Científico: Uma proposta de apresendizagem significativa a partir da leitura do gênero literário ficção científica. O estudo foi desenvolvido durante a realização do mestrado Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), no Intituto Federal de Sergipe (IFS). Esse produto tem como objetivo central apresentar aos profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais de educação uma proposta de intervenção pedagógica que possibilite a construção do letramento científico dos estudantes, tendo como ponto de ancoragem o desenvolvimento da compreensão leitora. Para tanto, o produto foi desenvolvido e aplicado baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1978) e no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A aplicação aconteceu no formato remoto, através da plataforma virtual Google Meet. Foram quatro encontros semanais durante o mês de março de 2021, com duração de cinquenta minutos cada. Durante o desenvolvimento do Clube de Leitura Virtual de Ficção Científica, os estudantes realizaram atividades que, associadas aos resultados obtidos através do questionário avaliativo final, permitiram perceber a construção de saberes que giram em torno da compreensão da função social da ciência. Notificando a proposta de intervenção, portanto, como uma alternativa didática possível e favorável para a construção do letramento científico dos estudantes. Diante dos resultados promissores, apresentamos aqui o passo a passo, desde a elaboração, a estrutura e as ações executadas nesse produto educacional, bem como as sugestões de algumas outras possibilidades, como no formato presencial, por exemplo. A exposição das etapas de aplicação desse produto, anteriormente já experienciada, servirá como ilustração de como fazer um clube de leitura de ficção científica. O nosso desejo, sobretudo, é que essa proposta de intervenção inspire outros educadores na elaboração e na execução de trabalhos como este, que tem na sua pauta o objetivo maior de promover a reflexão crítica dos estudantes e a subsequente compreensão dos processos científicos e tecnológicos, como uma construção que tem na sua essência, antes de tudo, a condição humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,92MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectficção científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subject; letramento científicopt_BR
Palavras-chave: dc.subject; EPTpt_BR
Título: dc.titleLETRAMENTO CIENTÍFICO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DA LEITURA DO GÊNERO LITERÁRIO FICÇÃO CIENTÍFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons