
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Valdeir Conegundes Salvador | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-09-08T23:07:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-09-08T23:07:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Na ponta da língua e na aula de história: as culturas centro-africanas na formação da língua portuguesa falada no Brasil | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602666 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação iremos apresentar uma interpretação pouco usual sobre as culturas africanas e afro-brasileira. Nossa pesquisa teve como objetivo central evidenciar, a partir da revisão bibliográfica de estudos linguísticos e históricos, que a ação das culturas centroocidentais do continente africano foi um fator preponderante para a formação da língua portuguesa falada no Brasil. Pretendemos demonstrar de forma inequívoca o peso das culturas bantu para nossa formação cultural e histórica, afastando, desta forma, as visões reducionistas que acabam sendo associadas às culturas africanas e afro-brasileiras. Nosso intuito é propor uma maior aproximação entre os campos da História e da Linguística. Além do debate acadêmico entre estes diferentes campos de conhecimento estamos propondo uma intervenção prática para ser utilizada no contexto da sala de aula da educação básica, durante as aulas de História. Trata-se de duas sequências didáticas construídas a partir das questões teóricas levantadas ao longo da pesquisa, onde buscamos construir uma visão positivada sobre as culturas oriundas da África, sobretudo, as centro-ocidentais. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.252 kb | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ensino de História. Cultura Afro-brasileira. Língua Portuguesa. Culturas centro-africanas. | - |
| Título: dc.title | Na ponta da língua e na aula de história: as culturas centro-africanas na formação da língua portuguesa falada no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| VALDEIR C S SOARES-PROFHISTORIA-UERJ.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/602666/2/VALDEIR C S SOARES-PROFHISTORIA-UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons